Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Medindo as Calorias dos Alimentos por meio de um Calorímetro

Um calorímetro é um aparelho usado para medir as calorias, ou seja, os valores energéticos dos alimentos. Visto que uma caloria é a quantidade de energia necessária para elevar em 1 °C a temperatura de 1 g de água, no calorímetro é possível medir a quantidade de calor absorvido por ela ao se queimar

É possível medir o valor energético dos alimentos em calorias por meio de um aparelho denominado calorímetro
É possível medir o valor energético dos alimentos em calorias por meio de um aparelho denominado calorímetro
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Conceito de Caloria

A quantidade de calorias depende da constituição do alimento. Assim, para determinarmos experimentalmente a quantidade de calor liberado pelo alimento e que poderá ser absorvida pelo organismo, usamos um aparelho denominado calorímetro.

Esse aparelho mede o calor liberado pelo alimento ao ser queimado. Existem vários tipos de calorímetro; o primeiro deles foi criado em 1780 por Lavoisier e Laplace e era um calorímetro de gelo.

Hoje em dia, o mais utilizado e que leva em conta o conceito de caloria explanado acima é o calorímetro de água. Esse aparelho é revestido por um material isolante, para evitar que ocorram perdas de calor com o meio; e o alimento que será analisado é colocado na câmara de combustão, que contém gás oxigênio e eletrodos. Esses eletrodos sofrem uma descarga elétrica e provocam sua ignição e a combustão do alimento.

A massa conhecida de água contida no calorímetro absorve o calor liberado pelo alimento queimado e um termômetro mede o aumento da temperatura da água. Além disso, o calorímetro contém um agitador que permite que a temperatura da água permaneça uniforme em toda a sua extensão.

Esquema de um calorímetro.

Assim, se utilizarmos, por exemplo, uma massa de 1 grama de açúcar e no calorímetro tiver 1000 g de água, e observarmos que ao final da reação a temperatura da água passou de 20°C para 24°C, ou seja, aumentou 4°C, poderemos então chegar no valor energético do açúcar. Como? Bem, considerando o conceito inicial de caloria, temos:

Elevar de 1°C → 1 cal por grama de água
Elevar de 4°C → 4 cal por grama de água

Assim, 1 g de água absorve 4 cal. Porém, foram utilizadas 1000 g de água e, considerando que todo calor liberado na combustão foi absorvido por ela, a energia total absorvida pela água foi de 4000 cal ou 4 kcal. Por isso, concluímos que:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O valor energético do açúcar = 4000 cal/g ou 4 kcal/g.

Transformando para o SI:

1 kcal  ------------ 4,18 kJ
4 kcal/g ------------ x
x = 16, 72 kJ/g

Além disso, podemos usar a seguinte equação para calcular a quantidade de calor cedido ou absorvido pela água:

Q = m . c. Δt

Onde:
Q = calor cedido ou absorvido pela água;
m = massa da água;
c = calor específico da água, que é igual a 1,0 cal/g . °C ou 4,18 J/g . °C;
Δt = variação da temperatura sofrida pela água, que é dada pela diminuição da temperatura final pela inicial (tf – ti).

Usando essa fórmula chegamos ao mesmo resultado:

Q = m . c. Δt
Q = 1000 g . 1,0 cal / g . °C. (24-20)°C
Q= 4000 cal
Q = 4,0  kcal

ou

Q = m . c. Δt
Q = 1000 g . 4,18 kJ / g . °C. (24-20)°C
Q= 16,72 kJ


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Medindo as Calorias dos Alimentos por meio de um Calorímetro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/medindo-as-calorias-dos-alimentos-por-meio-um-calorimetro.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFPR) Chamamos de energéticos ou calóricos os alimentos que, quando metabolizados, liberam energia química aproveitável pelo organismo. Essa energia é quantificada através da unidade física denominada caloria, que é a quantidade de energia necessária para elevar, em um grau, um grama de água. A quantidade de energia liberada por um alimento pode ser quantificada quando se usa a energia liberada na sua combustão para aquecer uma massa conhecida de água contida em um recipiente isolado termicamente (calorímetro de água). Em um experimento para se determinar a quantidade de calorias presente em castanhas e nozes, obtiveram-se os resultados apresentados na

tabela abaixo:

Tabela de exercício com quantidade de calorias presente em castanhas e nozes
Tabela de exercício com quantidade de calorias presente em castanhas e nozes

Com base no exposto acima e sabendo que o calor específico da água é igual a 1,0 cal g-1 ºC-1, é correto afirmar:

a) Esses resultados indicam que se uma pessoa ingerir 1,0 grama de nozes terá disponível 2400 calorias, enquanto, se ingerir a mesma quantidade de castanha, terá disponível 2250 calorias.

b) A castanha é duas vezes mais calórica do que a noz.

c) A quantidade de energia liberada na queima da noz é de 9000 calorias, e na queima da castanha é de 6000 calorias.

d) Um indivíduo que gasta cerca de 240 calorias em uma caminhada deve ingerir 10 g de castanha ou 225 gramas de nozes para repor as calorias consumidas.

e) A razão entre a quantidade de calorias liberadas na queima da castanha em relação à queima da noz corresponde a 2,5. 

Exercício 2

(Fuvest-SP) Energia térmica, obtida a partir da conversão de energia solar, pode ser armazenada em grandes recipientes isolados, contendo sais fundidos em altas temperaturas. Para isso, pode-se utilizar o sal nitrato de sódio (NaNO3), aumentando sua temperatura de 300 ºC para 550 ºC, fazendo-se assim uma reserva para períodos sem insolação. Essa energia armazenada poderá ser recuperada, com a temperatura do sal retornando a 300 ºC. Para armazenar a mesma quantidade de energia que seria obtida com a queima de 1 L de gasolina, necessita-se de uma massa de NaNO3 igual a:

Dados: Poder calorífico da gasolina = 3,6 . 107 J/L
Calor específico do NaNO3
= 1,2 . 103 J/kg°C
a) 4,32 kg.

b) 120 kg.

c) 240 kg.

d) 3 . 104 kg.

e) 3,6 . 104 kg.