PUBLICIDADE
Tudo que está ao seu redor tem como componente essencial os átomos. Mas se a composição é a mesma, o que torna diferente, por exemplo, a madeira de uma pedra, a água do ar, a areia da terra?
A variedade atômica existente na natureza, ao lado da capacidade que os átomos possuem de se unirem de diferentes formas, faz com que inúmeros compostos distintos se formem. Os átomos podem se combinar através do ganho ou da perda de elétrons (ligação iônica) ou pelo compartilhamento de elétrons nos níveis de valência (ligação covalente).
A ligação química entre elementos pode ser explicada pela Teoria do octeto: um grande número de átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresenta oito elétrons na sua camada mais externa.
Essa teoria foi proposta em 1916 pelos cientistas Lewis e Kossel e constitui uma das explicações plausíveis para o fato de ocorrer ligações químicas entre os elementos. Sendo assim, um átomo que não possui oito elétrons em sua camada de valência se une a outro átomo a fim de completar seu octeto.
Existem exceções à regra do octeto, mas mesmo assim ela é bem aceita para explicar a formação da maioria das substâncias através das interações atômicas.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais! Ligação covalente