Topo
pesquisar

Interação atômica

Química

Como ocorre a interação ente átomos?
Como ocorre a interação ente átomos?
PUBLICIDADE

Tudo que está ao seu redor tem como componente essencial os átomos. Mas se a composição é a mesma, o que torna diferente, por exemplo, a madeira de uma pedra, a água do ar, a areia da terra?

A variedade atômica existente na natureza, ao lado da capacidade que os átomos possuem de se unirem de diferentes formas, faz com que inúmeros compostos distintos se formem. Os átomos podem se combinar através do ganho ou da perda de elétrons (ligação iônica) ou pelo compartilhamento de elétrons nos níveis de valência (ligação covalente).

A ligação química entre elementos pode ser explicada pela Teoria do octeto: um grande número de átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresenta oito elétrons na sua camada mais externa.

Essa teoria foi proposta em 1916 pelos cientistas Lewis e Kossel e constitui uma das explicações plausíveis para o fato de ocorrer ligações químicas entre os elementos. Sendo assim, um átomo que não possui oito elétrons em sua camada de valência se une a outro átomo a fim de completar seu octeto.

Existem exceções à regra do octeto, mas mesmo assim ela é bem aceita para explicar a formação da maioria das substâncias através das interações atômicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Veja mais! Ligação covalente 

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Interação atômica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/interacao-atomica.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola