Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hidratantes para a pele

O objetivo do uso do hidratante é evitar a perda de água e o ressecamento da pele. Isso é conseguido porque eles possuem em sua composição os umectantes.

A hidratação da pele visa evitar a perda de água
A hidratação da pele visa evitar a perda de água
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Conforme o próprio nome indica, o objetivo principal dos podutos utilizados como hidratantes para o corpo é reter a água na pele, isto é, manter a pele hidratada, evitando a perda excessiva de água. Isso é necessário porque a quantidade de água na pele é maior que a no ambiente, portanto a sua tendência é evaporar; além disso, a ação do sabonete favorece o ressecamento.

Na maioria dos hidratantes, o ingrediente principal é a lanolina, uma mistura de ácidos graxos (gorduras) e seus ésteres, obtida como subproduto da limpeza da lã de carneiro. A lanolina também está presente em sabonetes e amaciantes de roupas. Suas longas cadeias possuem extremidades polares, que podem se ligar à água, permitindo-lhe atuar como hidratante.

Constituição e aspecto da lanolina

As substâncias usadas com essa finalidade de evitar a perda de água são denominadas umectantes ou emolientes (amaciantes)e são adicionadas também a outros produtos. Por exemplo, para evitar que o creme dental resseque (como ocorre quando o deixamos destampado), o umectante é adicionado, melhorando o aspecto e a consistência do produto.

Os umectantes também são usados em outros cosméticos, para evitar sua cristalização, como loções e sabonetes para a pele. A indústria alimentícia os usa em doces, pães, bolos, bombons, balas, chocolates e recheios. E são adicionados à cola, para evitar que resseque rapidamente.

Um dos umectantes mais usados nos hidratantes para a pele é a glicerina (propan-1,2,3-triol), também chamada de glicerol (C3H5(OH)3). Sua fórmula estrutural está representada a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

                                                                   H2C ─ CH ─ CH2
                                                                       │      │       │
                                                                       OH  OH    OH

Observe que a glicerina é um triálcool, e graças a essa estrutura os oxigênios ativam os hidrogênios, para que ocorra a formação de ligações de hidrogênio, tanto entre as próprias moléculas de glicerina, quanto entre elas e as moléculas de água.

Em temperatura ambiente, a glicerina é um líquido viscoso, semelhante a um xarope, exatamente em razão das ligações de hidrogênio, que fazem com que suas moléculas fiquem aderidas umas às outras.

As ligações de hidrogênio entre as moléculas de glicerina e as de água explicam seu uso nos hidratantes de pele. Essa interação pode ser representada por:

Ligações de hidrogênio entre moléculas de água e de glicerina dos hidratantes

Por isso, esse umectante é considerado uma substância higroscópica, isto é, que absorve água.

Outra substância utilizada em cremes hidratantes e em outros cosméticos como umectante é o colágeno.

O uso de hidratantes deve ser realizado para reestabelecer a umidade natural da pele, sempre que estiver seca e após exposição prolongada ao sol.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Hidratantes para a pele"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/hidratantes-para-pele.htm. Acesso em 13 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas