Hidratantes para a pele

Química

O objetivo do uso do hidratante é evitar a perda de água e o ressecamento da pele. Isso é conseguido porque eles possuem em sua composição os umectantes.
PUBLICIDADE

Conforme o próprio nome indica, o objetivo principal dos podutos utilizados como hidratantes para o corpo é reter a água na pele, isto é, manter a pele hidratada, evitando a perda excessiva de água. Isso é necessário porque a quantidade de água na pele é maior que a no ambiente, portanto a sua tendência é evaporar; além disso, a ação do sabonete favorece o ressecamento.

Na maioria dos hidratantes, o ingrediente principal é a lanolina, uma mistura de ácidos graxos (gorduras) e seus ésteres, obtida como subproduto da limpeza da lã de carneiro. A lanolina também está presente em sabonetes e amaciantes de roupas. Suas longas cadeias possuem extremidades polares, que podem se ligar à água, permitindo-lhe atuar como hidratante.

Constituição e aspecto da lanolina

As substâncias usadas com essa finalidade de evitar a perda de água são denominadas umectantes ou emolientes (amaciantes)e são adicionadas também a outros produtos. Por exemplo, para evitar que o creme dental resseque (como ocorre quando o deixamos destampado), o umectante é adicionado, melhorando o aspecto e a consistência do produto.

Os umectantes também são usados em outros cosméticos, para evitar sua cristalização, como loções e sabonetes para a pele. A indústria alimentícia os usa em doces, pães, bolos, bombons, balas, chocolates e recheios. E são adicionados à cola, para evitar que resseque rapidamente.

Um dos umectantes mais usados nos hidratantes para a pele é a glicerina (propan-1,2,3-triol), também chamada de glicerol (C3H5(OH)3). Sua fórmula estrutural está representada a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

                                                                   H2C ─ CH ─ CH2
                                                                       │      │       │
                                                                       OH  OH    OH

Observe que a glicerina é um triálcool, e graças a essa estrutura os oxigênios ativam os hidrogênios, para que ocorra a formação de ligações de hidrogênio, tanto entre as próprias moléculas de glicerina, quanto entre elas e as moléculas de água.

Em temperatura ambiente, a glicerina é um líquido viscoso, semelhante a um xarope, exatamente em razão das ligações de hidrogênio, que fazem com que suas moléculas fiquem aderidas umas às outras.

As ligações de hidrogênio entre as moléculas de glicerina e as de água explicam seu uso nos hidratantes de pele. Essa interação pode ser representada por:

Ligações de hidrogênio entre moléculas de água e de glicerina dos hidratantes

Por isso, esse umectante é considerado uma substância higroscópica, isto é, que absorve água.

Outra substância utilizada em cremes hidratantes e em outros cosméticos como umectante é o colágeno.

O uso de hidratantes deve ser realizado para reestabelecer a umidade natural da pele, sempre que estiver seca e após exposição prolongada ao sol.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A hidratação da pele visa evitar a perda de água
A hidratação da pele visa evitar a perda de água

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Hidratantes para a pele"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/hidratantes-para-pele.htm. Acesso em 18 de janeiro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Conheça a composição química, fonte de obtenção e aplicações da lanolina, composto usado principalmente como hidratante corporal e capilar.
Entenda o que determina quimicamente a cor da pele de uma pessoa e veja como isso ajuda a eliminar o preconceito racial.
Informe-se sobre as vitaminas mais usadas na cosmetologia e quais são os efeitos delas sobre a pele e cabelos.
Veja a composição química e as fontes das ceras usadas em nosso cotidiano para se fabricar cosméticos, ceras de assoalhos, graxas de sapato etc.
Elementos de transição, tatuagem definitiva, tatuagen de Hena, Sulfeto de Mercúrio, Sais de cádmio, Sais de crômio, Sais de ferro, Óxido de Titânio, Sais de cobalto, Carbono.
Como o protetor solar age sobre a pele.
Como é ativada a vitamina D no organismo.
Saiba mais sobre a composição dos cosméticos.
Saiba o que contém nos produtos emolientes.