Topo
pesquisar

Tatuagens sob o ponto de vista químico

Química

Sais de Cádmio: pigmentação vermelha
Sais de Cádmio: pigmentação vermelha
PUBLICIDADE

A Tabela Periódica dos elementos químicos é um arranjo que permite não só verificar as características dos elementos, mas também fazer previsões de como esses se comportam frente às reações. Os elementos da Família B da tabela são denominados Elementos de transição e são objetos de nosso estudo sobre as tatuagens.

Os elementos de transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos, devido a essas características são usados para muitos fins como: fabricar vidros coloridos e nas tatuagens.

As tatuagens já existem há alguns anos, mas seu uso ultimamente se intensificou. A prática de se tatuar já foi vítima de preconceitos, que relacionavam as pessoas tatuadas com marginais. Embora atualmente ainda ocorra discriminação, as tatuagens são vistas com naturalidade, principalmente pelo público jovem.

As tatuagens podem ter vários significados, por exemplo, em alguns grupos sociais elas funcionam como forma de comunicação não-verbal, e servem para identificar os membros de um mesmo grupo, tribo ou sociedade. Existe uma máfia japonesa conhecida por Yakusa, cujos membros utilizam tatuagens para se identificar e indicar sua lealdade ao grupo.

Existem dois tipos de tatuagem:

Temporárias: são conhecidas como tatuagens de Hena, este nome provém da planta da qual é retirada a pigmentação: a Henna lausonia inermes. Essa planta é originária da Índia e países do Oriente Médio, sua coloração natural é marrom ou ferrugem e não possui efeito tóxico. O risco está na adição de carbono e de substâncias contendo chumbo e mercúrio para obtenção da cor preta.

Definitivas: é preciso pensar muito antes de optar por este tipo de tatuagem, que como o próprio nome indica, é definitiva. Só existe uma forma de removê-la, que é através de laser: um processo doloroso e o resultado final não é muito satisfatório, pois no lugar da tatuagem fica uma cicatriz.

A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme com o auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores específicas estão relacionados abaixo:

Pigmento                                                         Cor

Sulfeto de Mercúrio ........................................................     Preto
Carbono (carvão)     .......................................................     Preto
Sais de cádmio        .......................................................     Amarelo ou vermelho
Sais de crômio         .......................................................     Verde
Sais de ferro            .........................................................   Castanho, rosa e amarelo
Óxido de Titânio     .........................................................     Branco
Sais de cobalto     ...........................................................     Azul

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Tatuagens sob o ponto de vista químico"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tatuagens-sob-ponto-vista-quimico.htm>. Acesso em 15 de dezembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola