Topo
pesquisar

Pele bonita: química por trás da beleza

Química

O que trata sua pele?
O que trata sua pele?
PUBLICIDADE

A preocupação com a pele do rosto não é uma característica propriamente feminina. A cada dia os homens estão mais vaidosos, e a pele do rosto exige cuidados especiais. Agora que apresentamos o assunto como de interesse para ambos os sexos, uma pergunta: qual a composição dos cremes e loções faciais?

Primeiramente vamos saber de que a pele é composta. Este órgão tão complexo e, diga-se de passagem: o maior do corpo, contém em sua composição proteínas e macromoléculas orgânicas, estas estão presentes naturalmente por toda sua dimensão, desde a pele das pontas dos dedos até a que reveste nossa cabeça.

É claro que todos se preocupam mais com a pele do rosto, a mais aparente e que denuncia nossa idade descaradamente. É por isso que recorremos aos cremes de alta tecnologia para sanar as agressões que a pele sofre com o sol, frio, vento e sinais do tempo. Os cremes antirrugas são um ótimo exemplo de como manter a pele tratada e hidratada.

Uma pele considerada saudável tem sua umidade em torno de 10%. Os cremes emolientes possibilitam a uma pele danificada uma recuperação da umidade natural, eles são compostos basicamente de: 20% de estearato de sódio, 10% glicerina, 70% água, 15% de lanolina, 1% bórax, essências. Estas últimas são para perfumar o produto.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola


  Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Pele bonita: química por trás da beleza"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/pele-bonita-quimica-por-tras-beleza.htm. Acesso em 19 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola