Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fórmula Mínima ou Empírica

A fórmula mínima ou empírica nos fornece a menor relação de proporção entre os elementos de um composto.

A fórmula empírica ou mínima fornece a proporção mínima em que os elementos químicos se combinam em uma substância
A fórmula empírica ou mínima fornece a proporção mínima em que os elementos químicos se combinam em uma substância
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Definição conceitual de fórmula empírica ou mínima

Às vezes pode acontecer de a fórmula mínima ser igual à fórmula molecular do composto; no entanto, isso nem sempre é verdadeiro.

Por exemplo, a fórmula empírica ou mínima da água é H2O, indicando que há a proporção de 2:1 entre os elementos que formam as moléculas de água. E, coincidentemente, essa também é a fórmula molecular da água. Porém, para você ver que isso não ocorre sempre, observe os dois exemplos a seguir:

A fórmula mínima ou empírica não é a mesma coisa que a fórmula molecular

Visto que a fórmula mínima é somente a relação dos átomos de cada elemento e não a quantidade real deles na fórmula molecular, pode ocorrer de compostos diferentes terem a mesma fórmula empírica e até mesmo a fórmula mínima de um composto pode ser igual à fórmula molecular de outro. Observe, no exemplo abaixo, como isso pode ocorrer:

Compostos diferentes com a mesma fórmula mínima

Veja que a fórmula mínima CH2O é a mesma para todas as substâncias, isto é, essa fórmula mínima expressa que, em todos os casos, os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio estão presentes nas fórmulas moleculares em uma relação de 1:2:1. Além disso, o único que apresenta a fórmula molecular igual à fórmula empírica é o formaldeído.

  • Cálculo da Fórmula Mínima ou Empírica:

Para determinar a fórmula empírica de um composto é necessário saber primeiro qual é a sua fórmula percentual ou centesimal. Isso pode ser feito medindo a massa de cada elemento em 100g de uma amostra. O texto “Fórmula Percentual ou Centesimal” esclarece melhor esse assunto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por exemplo, digamos que a composição centesimal de determinado composto é dada por: 40,00% de C, 6,67% de H e 53,33% de O. Passamos esses valores para grama, considerando uma massa de 100 g de amostra do composto. Assim, temos: 40 g de C, 6,67 g de H e 53,33 g de O.

Agora é necessário passar esses valores para a quantidade de matéria (mol). Fazemos isso dividindo cada um dos valores encontrados por suas respectivas massas molares:

C: 40/12 = 3,33

H: 6,67/1 = 6,67

O: 53,33/16 = 3,33

Visto que os valores não são inteiros, usamos o seguinte artifício: dividimos todos os valores pelo menor deles, pois dessa maneira a proporção existente entre eles não é alterada.

Nesse caso, o menor valor é 3,33, de modo que o resultado será:

C: 3,33/3,33 = 1

H: 6,67/3,33 = 2

O: 3,33/3,33 = 1

Assim, a fórmula mínima dessa substância desconhecida é igual a: C1H2O1 ou CH2O.

Resumidamente, os passos necessários para encontrar a fórmula empírica ou mínima de uma substância são:

Passos necessários para o cálculo da fórmula mínima


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Fórmula Mínima ou Empírica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/formula-minima-ou-empirica.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Ao realizar a preparação de 55, 6 g de uma substância sólida e branca, certo químico constatou que precisou combinar 8,28 g de fósforo, com cloro. Determine a fórmula mínima ou empírica desse composto, dadas as massas molares em g/mol: P = 30,97, Cl = 35,46.

Exercício 2

A vitamina C, cujo nome químico é ácido L-ascórbico ou simplesmente ácido ascórbico, é um agente redutor muito importante, sendo utilizada principalmente na indústria de alimentos como conservante de certos alimentos. Por exemplo, a laranja contém vitamina C; costuma-se, então, adicionar suco de laranja em saladas de frutas, para impedir a oxidação de frutas como a maçã. Determinado laboratório preparou vitamina C e calculou que em uma amostra havia 40,9% de carbono, 4,58% de hidrogênio e 54,5% de oxigênio. Considerando que essa amostra tinha exatamente 100 gramas, qual é a fórmula mínima da vitamina C? (Massas molares em g/mol: C = 12,01; H = 1,008 e O = 16,00).