PUBLICIDADE
Óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil, este derivado do petróleo é formado principalmente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio) e contém ainda enxofre, nitrogênio e oxigênio. O processo que permite obter óleo diesel através do petróleo é conhecido como destilação fracionada, a fração que corresponde ao combustível é retirada a uma temperatura entre 260°C e 340°C.
O diesel, assim como é chamado, é o combustível que movimenta máquinas e motores de grande porte, tais como: caminhão, trator, furgões, ônibus, embarcações marítimas, locomotivas, etc. Mas a utilização não para por aí, veja a porcentagem para cada setor: o de transportes, citado acima, representa mais de 75% do total consumido, o setor agropecuário representa cerca de 16% do consumo e o de transformação (que utiliza o diesel para gerar energia elétrica) corresponde à cerca de 5% do consumo total.
Agora que já sabemos do que se trata o óleo diesel, vamos falar da qualidade deste combustível. Você sabia que a maior produção de diesel acontece no Brasil? E que o produto é um dos melhores do mercado? Mas na hora do brasileiro abastecer seu veículo ele não tem o privilégio de usufruir desta grandeza nacional. O diesel comercializado no Brasil é um dos piores do mundo, mas por que o Brasil produz o melhor, mas consome o pior? Tudo para manter as aparências.
A maior preocupação quanto ao uso do diesel diz respeito ao setor de transportes (maior índice de utilização). O Enxofre (S) presente na composição do óleo diesel é responsável pelo aumento da poluição atmosférica, ele abastece veículos como os ônibus de transporte urbano. Segundo o Greenpeace (frente de entidades da sociedade civil), o combustível com maior índice de enxofre é vendido aqui, e não no exterior.
O diesel com qualidade superior é comercializado na Europa e EUA, assim mantemos a “pose” e o país continua conhecido como um dos maiores exportadores deste combustível em todo o mundo.
Por Líria Alves
Graduada em Química