Definição de Química Inorgânica

Também denominada química mineral, é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem carbono coordenado em cadeias.
Compreendendo 95% das substâncias existentes no planeta, as substâncias inorgânicas são divididas em quatro grupos:

• Ácidos que são substâncias que ao entrar em contato com uma determinada solução aquosa libera íons H+.

• Bases ou Hidróxidos que libera íons OH- para uma determinada solução.

• Sais que são formados pela reação entre um ácido e uma base. É composto de um cátion diferente de H+ ligado a um ânion diferente de OH-.

• Óxidos que é um composto binário formado por átomos de oxigênio com outros elementos sendo que o elemento mais eletronegativo deve ser o oxigênio.

A primeira pilha elétrica surgiu em 1800 pelo cientista italiano Volta. Após sua descoberta se iniciou um período de experiências e dentre elas uma consistia em mergulhar as pontas de dois fios condutores ligados a uma pilha em diferentes soluções intercalando no circuito uma lâmpada de prova.

Observaram então que algumas soluções conduziam corrente elétricas e outras não. Verificou-se que uma solução aquosa de sal de cozinha conduzia a corrente elétrica. Várias teorias tentaram explicar tal fato, mas somente a de Arrhenius foi aceita.

Teoria de Arrhenius

A teoria diz que uma substância dissolvida em água se divide em partículas cada vez menores, mas, em alguns casos a divisão nas moléculas se interrompe e então a solução não consegue conduzir corrente elétrica.

Em contra partida, a divisão pode ir além das moléculas dividindo-se em micro partículas denominadas íons conduzindo corrente elétrica.

Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

ESCOLA, Brasil. "Definição de Química Inorgânica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/definicao-quimica-inorganica.htm. Acesso em 28 de março de 2024.