Topo
pesquisar

Composição Química da Propanona (Acetona)

Química

A propanona é mais conhecida como acetona e é muito utilizada como solvente de esmaltes, tintas e vernizes.
PUBLICIDADE

A propanona é a cetona de maior uso comercial e é mais comumente conhecida como acetona, sendo bastante utilizada como removedora de esmaltes. No entanto, a solução que serve para essa finalidade na realidade é uma mistura de acetona, álcool etílico e água.

A acetona apresenta relativa toxidade, podendo agredir a mucosa bucal e nasal e provocar irritações na pele.

A propanona isolada possui a seguinte estrutura:

Estrutura da propanona (acetona

À temperatura ambiente, a acetona é um líquido inflamável, incolor, de cheiro agradável, solúvel em água e em outros solventes orgânicos. Essa última característica faz com que a acetona seja usada principalmente como solvente não só dos esmaltes, mas de tintas, vernizes, fibras de vidro, na extração de gorduras e óleos de sementes vegetais (como soja, amendoim e girassol) e na indústria alimentícia. É usada também na produção de anidrido acético, na preparação de clorofórmio iodofórmio e bromofórmio, na produção de medicamentos e como dissolvente da celuloide.

Fórmula molecular da acetona

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ela pode ser obtida industrialmente por meio da decomposição térmica do acetato de cálcio, pela hidratação do propeno ou por oxidação do cumeno. Nesse último caso, o cumeno é obtido por meio de uma reação entre o propeno (propileno) e o benzeno, derivados do petróleo.

Reações de obtenção da propanona ou acetona

Infelizmente, a propanona também é utilizada na extração da cocaína, a partir das folhas de coca; sendo, portanto, comercializada de forma controlada pelo Departamento de Entorpecentes da Polícia Federal.

O nosso corpo produz a propanona como resultado da decomposição incompleta de gorduras. O nível normal de propanona no sangue é de até 1 mg/100 mL de sangue. Porém, em alguns casos de doenças, como o diabetes Millitus e o hipertireoidismo, a pessoa produz mais propanona que pode ser detectada pela urina, por onde é excretada, e que pode chegar até mesmo a ser sentida pelo hálito.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A propanona ou acetona é comumente utilizada na remoção de esmaltes das unhas
A propanona ou acetona é comumente utilizada na remoção de esmaltes das unhas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Composição Química da Propanona (Acetona)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/composicao-quimica-propanona-acetona.htm. Acesso em 20 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola