Topo
pesquisar

Como se forma a ligação metálica?

Química

Retículo cristalino de metais
Retículo cristalino de metais
PUBLICIDADE

Se fosse possível visualizar a estrutura de um metal de forma bem nítida, veríamos como na imagem acima. A estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por elétrons.

Os retículos cristalinos presentes nos metais podem ser representados desta forma:


Representação do sódio (Na) metálico

Os retículos cristalinos dos metais são formados por um grupamento de cátions fixos.
Cada cátion Na+ está envolto por elétrons, mas estes se encontram deslocalizados, ou seja, não se sentem atraídos por nenhum núcleo.

Como não há atração entre cargas negativas (elétron) com o núcleo positivo (cátion), os elétrons livres acabam por ocupar todo o retículo cristalino do metal. A liberdade que os elétrons têm de se movimentar faz com que formem uma nuvem eletrônica.

A capacidade dos metais na condução de eletricidade se explica pela presença dessa nuvem. A corrente elétrica é resultante do contato de elétrons livres com outros metais.

Na composição de qualquer átomo, inclusive de metais como Sódio (Na), Ouro Au, Cobre (Cu), existe a camada de valência. Os elétrons se movimentam livremente por essa camada mantendo a atração eletromagnética pelos cátions. Essa propriedade estrutural permite a formação das moléculas metálicas e, consequentemente, dos próprios metais.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Como se forma a ligação metálica?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/como-se-forma-ligacao-metalica.htm. Acesso em 26 de junho de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Nas siderúrgicas é feita a produção de ferro por meio do mineral hematita (Fe2O3), que passa por reações de oxirredução em altos-fornos. O ferro é bastante usado em nosso cotidiano, principalmente na produção de ligas metálicas, tais como o aço comum e o aço inoxidável. As ligações químicas que mantêm os átomos de ferro que são produzidos nas siderúrgicas são do tipo:

  1. Iônica.

  2. Covalente

  3. Dipolo-dipolo.

  4. Metálica.

  1. Cristalina.

Questão 2

Quando se entra em uma sauna com corrente de ouro no pescoço, tem-se, pouco tempo depois, uma sensação de acentuado aquecimento nessa região do corpo. O fenômeno ocorre como consequência da:

  1. Temperatura mais elevada da pele.

  2. Ligação metálica da corrente de ouro.

  3. Transferência de calor do metal para a pele.

  4. Transferência de elétrons da pele para o metal.

  1. Transferência de calor da pele para o metal.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola