PUBLICIDADE
Também chamados carbonetos, são sais binários contendo carbono e características inorgânicas. Quando expostos à pressão e temperatura, os carbetos reagem com a água e originam os óxidos metálicos ou hidróxidos. Os óxidos metálicos dão origem aos Carbetos Covalentes e os hidróxidos aos Carbetos Iônicos. Vejamos as diferenças:
Carbetos iônicos
Conhecidos como carbetos salinos por apresentarem um forte caráter iônico, são compostos sólidos formados pelos elementos altamente positivos dos grupos 1 e 2 da tabela periódica e o alumínio, e por um com carga negativa, que no caso é o carbono.
Dentre os principais carbetos iônicos está o carbeto de cálcio (CaC2), que é usado em maçaricos oxi-acetilênicos. Este composto juntamente com a água, produz acetileno conforme a reação:
CaC2 + 2 H2O → C2H2 + Ca(OH)2
O acetileno entra em combustão e produz uma chama de 3.300ºC liberando energia de 11.800J/g. Essa energia da chama é utilizada para soldar e cortar metais.
Pelo mesmo processo, é possível a produção de lâmpadas portáteis à base de carbeto de cálcio para a utilização em minas e cavernas.
Carbetos covalentes
Os carbetos covalentes são formados entre o carbono e elementos com a eletronegatividade aproximada à do carbono.
Os exemplos mais importantes deste grupo são o carbeto de silício (SiC) e o carbeto de boro (B4C).
Carbeto de silício (SiC): resiste à ação dos ácidos e das bases, pois é duro e abrasivo. É utilizado na produção de rebolos, discos de corte, para o polimento de pedras (como ardósia, mármore, granito e outras) e para o polimento de lentes. Como material abrasivo ou como recobrimento de peças que necessitam resistir a abrasões mecânicas.
Usado também como suporte para catalisadores devido a sua elevada resistência e boa condutividade térmica. É um ótimo condutor de eletricidade por não perder muita energia. É um semicondutor, conduz a eletricidade com menos perda de energia que o silício puro - daí o seu emprego futuro para eliminar a refrigeração dos processadores, atualmente necessária. É empregado na blindagem de sistemas aeronáuticos e aeroespaciais. Também empregado para a produção de cerâmicas sintéticas.
Carbeto de boro (B4C): usado em barras de controle de reatores nucleares com a finalidade de capturar nêutrons e moderar a reação radiativa. Também usado como abrasivo.
Por Líria Alves
Graduada em Química