Topo
pesquisar

Carbetos

Química

PUBLICIDADE

Também chamados carbonetos, são sais binários contendo carbono e características inorgânicas. Quando expostos à pressão e temperatura, os carbetos reagem com a água e originam os óxidos metálicos ou hidróxidos. Os óxidos metálicos dão origem aos Carbetos Covalentes e os hidróxidos aos Carbetos Iônicos. Vejamos as diferenças:

Carbetos iônicos

Conhecidos como carbetos salinos por apresentarem um forte caráter iônico, são compostos sólidos formados pelos elementos altamente positivos dos grupos 1 e 2 da tabela periódica e o alumínio, e por um com carga negativa, que no caso é o carbono.

Dentre os principais carbetos iônicos está o carbeto de cálcio (CaC2), que é usado em maçaricos oxi-acetilênicos. Este composto juntamente com a água, produz acetileno conforme a reação:

CaC2 + 2 H2O C2H2 + Ca(OH)2

O acetileno entra em combustão e produz uma chama de 3.300ºC liberando energia de 11.800J/g. Essa energia da chama é utilizada para soldar e cortar metais.
Pelo mesmo processo, é possível a produção de lâmpadas portáteis à base de carbeto de cálcio para a utilização em minas e cavernas.

Carbetos covalentes

Os carbetos covalentes são formados entre o carbono e elementos com a eletronegatividade aproximada à do carbono.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os exemplos mais importantes deste grupo são o carbeto de silício (SiC) e o carbeto de boro (B4C).

Carbeto de silício (SiC): resiste à ação dos ácidos e das bases, pois é duro e abrasivo. É utilizado na produção de rebolos, discos de corte, para o polimento de pedras (como ardósia, mármore, granito e outras) e para o polimento de lentes. Como material abrasivo ou como recobrimento de peças que necessitam resistir a abrasões mecânicas.

Usado também como suporte para catalisadores devido a sua elevada resistência e boa condutividade térmica. É um ótimo condutor de eletricidade por não perder muita energia. É um semicondutor, conduz a eletricidade com menos perda de energia que o silício puro - daí o seu emprego futuro para eliminar a refrigeração dos processadores, atualmente necessária. É empregado na blindagem de sistemas aeronáuticos e aeroespaciais. Também empregado para a produção de cerâmicas sintéticas.

Carbeto de boro (B4C): usado em barras de controle de reatores nucleares com a finalidade de capturar nêutrons e moderar a reação radiativa. Também usado como abrasivo. 


Por Líria Alves
Graduada em Química

Carbetos dão origem às lâmpadas usadas nas cavernas
Carbetos dão origem às lâmpadas usadas nas cavernas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Carbetos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/carbetos-carbonetos.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Qual das substâncias a seguir é um carbeto molecular?

a) CO

b) CO2

c) B4C

d) SrC2

e) MgC2

Questão 2

A substância química acetileno (C2H2) é um gás em temperatura ambiente que, graças à sua combinação com o oxigênio, desenvolve chamas que ultrapassam 3300ºC (6000ºF), sendo utilizado para corte e solda em indústrias. Esse gás está presente nos maçaricos, mas não é adicionado a esse aparelho, e sim produzido no interior dele pela reação química do carbureto de cálcio com a água. A fórmula química do carbureto de cálcio é:

a) CaC

b) CaC3

c) CaC4

d) CaC2

e) CaS

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola