Topo
pesquisar

Bananas escurecidas, por que adquirem essa cor?

Química

PUBLICIDADE

As bananas são frutas tropicais, isto é, gostam de calor. A mania que todo mundo tem é de guardá-las na geladeira, pensando que dessa forma irão conservá-las por mais tempo. É aí que todos se enganam, a banana não se conserva no frio, pelo contrário, as baixas temperaturas fazem com que sua casca fique escurecida, como mostra a imagem acima.

O escurecimento da casca se dá através do trabalho de enzimas, mais precisamente da polifeniloxidase. Essa enzima reage com o tanino presente na casca da banana e a interação entre as substâncias dá origem a compostos marrons que caracterizam frutas apodrecidas. Muitas vezes a cor da casca não interfere na qualidade da banana, ela pode estar preta por fora, mas por dentro estará apta para o consumo. Uma dica é guardar a fruta a uma temperatura acima de 13°C, pois abaixo de 10°C as bananas passam a apresentar aparência nada agradável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O mesmo não ocorre quando colocamos peras e maçãs na geladeira, essas frutas são acostumadas com o frio, afinal, os locais mais propícios ao cultivo são locais onde a temperatura é amena, como, por exemplo, na Argentina e no sul do Brasil.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Como evitar que bananas fiquem assim?
Como evitar que bananas fiquem assim?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Bananas escurecidas, por que adquirem essa cor?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/bananas-escurecidas-por-que-adquirem-essa-cor.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola