Topo
pesquisar

Água-régia

Química

PUBLICIDADE

A água-régia (do latim "aqua regia" que significa "água real"), é uma mistura de ácido clorídrico (HCl) e ácido nítrico (HNO3) concentrado numa proporção de 3:1. É um líquido altamente corrosivo de coloração amarela. O nome desta mistura vem da propriedade de dissolver os metais nobres ("regius”).

A solução água-régia deve ser utilizada logo que se mistura os dois ácidos, pois esla perde sua força rapidamente. Os vapores exalados são constituídos por uma mistura em equilíbrio de cloreto de nitrosila, cloro e óxido nítrico. À medida que estes vapores vão se perdendo para a atmosfera, o poder reagente da água-régia vai perdendo sua validade.

Utilização

A água-régia foi muito empregada por alquimistas na antiguidade e, ainda hoje, é utilizada em diversos procedimentos analíticos. Exemplos:

Em razão de sua capacidade de dissolver praticamente quase todos os metais, principalmente quando aquecida, e também pelo fato de ser uma mistura de fácil obtenção, a água-régia tem uso muito difundido em processos industriais e laboratoriais, como em solubilização de amostras ou na extração de metais de uma amostra, para posterior análise química e determinação de seus teores.

É muito utilizada para testes expeditos, onde se faz necessário identificar e avaliar ligas com metais nobres (ouro, platina e prata), como é o caso das agências de penhor da CEF® (Caixa Econômica Federal®).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na história existem relatos de que, quando a Alemanha invadiu a Dinamarca durante a Segunda Guerra Mundial, o químico húngaro George de Hevesy dissolveu as medalhas dos prêmios Nobel de Max Von Laue e James Franck em água-régia, guardando a solução numa prateleira de seu laboratório no Instituto Niels Bohr. Após a guerra, voltou ao laboratório e precipitou o ouro para retirá-lo da mistura. A partir deste acontecimento é que a água-régia se difundiu entre os alquimistas da época.

Mas como uma simples solução pode dissolver um metal como o ouro? Nenhum dos ácidos constituintes da água-régia pode atacar o ouro isoladamente, cada ácido executa uma tarefa diferente. O ácido nítrico é um potente oxidante que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro. O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos que reagem com os íons de ouro, retirando o ouro da dissolução. Isto permite que o ouro adicional continue oxidando.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Água-régia pode ser usada na extração de ouro
Água-régia pode ser usada na extração de ouro

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Água-régia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/agua-regia.htm. Acesso em 04 de abril de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola