Numeral é a palavra que atribui quantidade aos seres ou objetos, denotando a eles um valor definido. Pode ter também função classificadora, atribuindo noção de sequência. O numeral está entre as dez classes gramaticais da Língua Portuguesa e pode apresentar, a partir da análise sintática de uma frase ou oração, a função de adjunto adnominal.
Os numerais propriamente ditos são os cardinais, que na escrita são representados pelos algarismos arábicos ou romanos. Podemos subdividir os numerais em quatro classificações: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Observe as definições:
Numerais cardinais — Indicam a quantidade exata de seres:
Apenas dez dos trinta alunos do oitavo ano compareceram na mostra cultural da escola.
Observe que dois numerais cardinais foram empregados na construção da frase, dez e trinta. Nessa oração, os numerais foram usados com a intenção de quantificar.
Numerais ordinais — Indicam noção de sequência ou posição que algo ou alguém ocupam:
Os alunos do oitavo ano ocuparam a segunda colocação na gincana realizada pela escola.
Estão presentes na oração dois numerais ordinais que indicam a ideia de colocação, são eles oitavo e segundo.
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Numerais multiplicativos: expressam a multiplicidade dos seres ou a multiplicação de uma quantidade:
Os alunos do sétimo ano arrecadaram o triplo da quantidade de alimentos do oitavo ano para a gincana da escola.
Observamos na frase a presença do numeral multiplicativo triplo para indicar a noção de multiplicação. É importante observarmos que, efetivamente, especialmente na modalidade escrita, apenas os numerais dobro e triplo são utilizados. Dificilmente utilizamos os termos quádruplo, quíntuplo e assim sucessivamente, pois esses numerais costumam ser substituídos pelas expressões quatro vezes, cinco vezes etc.
Numerais fracionários: Os numerais fracionários indicam a fração de uma quantidade de seres ou objetos. Os mais comumente empregados são: meio, terço, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo, vigésimo, centésimo, milésimo, milionésimo quando empregados como equivalentes de metade, terça parte, quarta parte etc.
Apenas um terço dos trinta alunos do oitavo ano compareceu à mostra cultural da escola.
Observe que na oração dada como exemplo a palavra terço indica a fração dos alunos, relacionada a um todo, que compareceu ao evento da escola.
Por Luana Castro
Gradauda em Letras