Denomina-se de dielétrico o material que dificulta a passagem da corrente elétrica. Nesse tipo de material, os elétrons em fluxo ordenado têm seu movimento impedido. Perceba que a definição de dielétrico é exatamente a mesma para isolante elétrico. Esses dois termos são sinônimos, de modo que podemos definir dielétrico como sendo um isolador de eletricidade.
Os dielétricos cumprem a importante função de proteger um indivíduo do contato direto com um possível condutor energizado, por isso, são utilizados como equipamentos de proteção individual (EPI) em diversas atividades. Outra função desses materiais é a composição de estruturas de capacitores, permitindo maior aproximação das placas que compõem o dispositivo. Como exemplos de materiais dielétricos, podemos citar a madeira seca, água pura, vidro, plástico, borracha, cerâmica, ar etc.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Rompendo a rigidez dielétrica
Quando um dielétrico é submetido a uma diferença de potencial elétrico suficientemente grande, ele pode ser ionizado e passar a comportar-se como um condutor. Quando o isolante é momentaneamente forçado a conduzir eletricidade, dizemos que a sua rigidez dielétrica foi rompida.
As descargas elétricas que denominamos de raios ou relâmpagos ocorrem por meio do rompimento da rigidez dielétrica do ar.
Por Joab Silas
Graduado em Física