Em nosso cotidiano, o trabalho está relacionado com o exercício de alguma atividade ou algum serviço. Porém, em Física, o trabalho é conceituado de forma diferente. Se não houver força e deslocamento, não existe trabalho. Isso quer dizer que mesmo que uma pessoa mantenha um objeto pesado por bastante tempo, fisicamente ela não está realizando trabalho.
O trabalho mecânico é uma grandeza vetorial que permite calcular a variação de energia sofrida por um corpo ou a quantidade de energia que um corpo possui. Ele pode ser calculado com a equação:
τ = F. d
Sendo:
τ - Trabalho realizado;
F – Força;
d – deslocamento sofrido por um corpo sob a ação de uma força.
A unidade de medida de trabalho no Sistema Internacional é o Joule, em homenagem a James Prescott Joule, e é representada pela letra J. O Joule pode ser definido da seguinte forma:
“Um Joule é a quantidade de trabalho realizada por uma força constante de 1 Newton ao longo de uma distância de um metro e na mesma direção desse deslocamento.”
1J = 1N.m
Trabalho de uma força constante
Observe a figura a seguir:
A figura mostra um bloco sendo puxado por uma força que faz um ângulo α com a horizontal
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Na figura, podemos observar que é exercida uma força F sobre um bloco. Essa força faz um ângulo α com o sentido do deslocamento. FX é a componente da força na direção do deslocamento d.
Para encontrar uma expressão matemática para o trabalho realizado sobre o bloco, devemos considerar que Fx é a única força que influi no deslocamento. Assim, o trabalho será dado pela expressão:
τ = Fx.. d
Fx é definida pela equação:
Fx = F. cos α
Podemos substituir Fx por F. cos α na expressão anterior para obtermos o trabalho em termos de F:
τ = F.d. cos α
Tipos de trabalho mecânico
O trabalho pode assumir valores positivos e negativos dependendo do valor do ângulo α. De acordo com o valor assumido, ele pode ser classificado de três formas:
-
Trabalho motor: quando 0º ≤ α < 90º. O trabalho é positivo, pois cos α > 0, e a força e o deslocamento possuem o mesmo sentido
-
Trabalho nulo: se α = 90º, uma vez que cos 90º = 0 e não há deslocamento;
-
Trabalho resistente: quando 90 < α ≤ 180º. O trabalho é negativo, já que o cos α assumirá valores negativos. O deslocamento e a força possuem sentidos contrários.
Por Mariane Mendes
Graduada em Física