Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Washington Olivetto, referência nacional da publicidade, morre aos 73 anos

Washington Olivetto faleceu de pneumonia decorrente de uma infecção pulmonar.

Em 14/10/2024 08h30 , atualizado em 14/10/2024 09h07
Fotografia de Washington Olivetto sorrindo
Washington Olivetto é um dos nomes mais marcantes da publicidade brasileira. Crédito da Imagem: Wikicommons
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Washington Olivetto morreu neste domingo, dia 13 de outubro, no Rio de Janeiro. Foi um dos nomes mais marcantes da publicidade brasileira e deixou uma esposa e três filhos.

Ele estava internado no Hospital Copa Star para lidar com uma infecção pulmonar e morreu por conta de uma pneumonia e choque séptico. Com influências na música e na cultura popular brasileira, teve participação na criação da Democracia Corinthiana, influenciou o repertório musical de Jorge Ben Jor e criou comerciais marcantes como o "Garoto Bombril".

Washington já conversou com o Brasil Escola sobre sua trajetória profissional e sobre a carreira de publicitário, veja:

Comerciais marcantes de Washington Olivetto

Washington Olivetto recebeu vários prêmios de publicidade e marcou a história desse setor. Dentre as suas produções mais marcantes estão as propagandas que fez para a marca de sutiãs Valisère (Meu primeiro sutiã), para a Folha de São Paulo (Hitler) e para a marca de sapatos Vulcabrás, que inclusive, contou com a participação de Hebe Camargo. 

Além dessas produções, ele também marcou a cultura popular brasileira com a criação do personagem garoto Bombril, criado em 1978 e exibido até 2004. A marca entrou para o Guiness World Records por ter a propaganda transmitida por mais tempo na televisão. 

As propagandas com o Garoto Bombril estabeleciam uma conversa direta com a audiência e eram carregadas de bom humor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Washington Olivetto e Jorge Ben Jor

Jorge Ben Jor realizou uma apresentação para a empresa de publicidade do Washington Olivetto, chamada W/Brasil. Entre uma música e outra, o cantor falou ao microfone "Alô, Alô, W Brasil". Depois do show, enquanto conversavam, Olivetto e Jorge disseram que o Brasil estava tão louco que se fosse um prédio, o síndico seria o Tim Maia, então, descobriram que o Tim Maia já teve o desejo de ser síndico do prédio que morava.  

Dessa história, formou-se a letra da música W Brasil:

"Alô, alô, W Brasil
Alô, alô, W Brasil

Jacarezinho
Avião
Jacarezinho
Avião

Cuidado com o disco voador
Tire essa escada daí
Essa escada é pra ficar aqui fora
Eu vou chamar o síndico

Tim Maia
Tim Maia
Tim Maia
Tim Maia"

Jorge Ben Jor

Democracia Corinthiana e Washington Olivetto

Durante a Ditadura Militar, surgiu um movimento intitulado Democracia Corinthiana, que estabelecia um regime de funcionamento baseado na igualdade dentro do Corintihians. Washington Olivetto criou a identidade visual e o nome do projeto que contava com a participação de jogadores como Sócrates, Casagrande e Wladimir.

A Democracia Corinthiana se contrapôs ao regime militar (1964 - 1985), durante dois anos na fase final da ditadura. O time paulista conquistou dois campeonatos estaduais durante o sistema idealizado por Washington.