Washington Olivetto, referência nacional da publicidade, morre aos 73 anos

Washington Olivetto faleceu de pneumonia decorrente de uma infecção pulmonar.

Em 14/10/2024 08h30 , atualizado em 14/10/2024 09h07
Fotografia de Washington Olivetto sorrindo
Washington Olivetto é um dos nomes mais marcantes da publicidade brasileira. Crédito da Imagem: Wikicommons
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Washington Olivetto morreu neste domingo, dia 13 de outubro, no Rio de Janeiro. Foi um dos nomes mais marcantes da publicidade brasileira e deixou uma esposa e três filhos.

Ele estava internado no Hospital Copa Star para lidar com uma infecção pulmonar e morreu por conta de uma pneumonia e choque séptico. Com influências na música e na cultura popular brasileira, teve participação na criação da Democracia Corinthiana, influenciou o repertório musical de Jorge Ben Jor e criou comerciais marcantes como o "Garoto Bombril".

Washington já conversou com o Brasil Escola sobre sua trajetória profissional e sobre a carreira de publicitário, veja:

Comerciais marcantes de Washington Olivetto

Washington Olivetto recebeu vários prêmios de publicidade e marcou a história desse setor. Dentre as suas produções mais marcantes estão as propagandas que fez para a marca de sutiãs Valisère (Meu primeiro sutiã), para a Folha de São Paulo (Hitler) e para a marca de sapatos Vulcabrás, que inclusive, contou com a participação de Hebe Camargo. 

Além dessas produções, ele também marcou a cultura popular brasileira com a criação do personagem garoto Bombril, criado em 1978 e exibido até 2004. A marca entrou para o Guiness World Records por ter a propaganda transmitida por mais tempo na televisão. 

As propagandas com o Garoto Bombril estabeleciam uma conversa direta com a audiência e eram carregadas de bom humor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Washington Olivetto e Jorge Ben Jor

Jorge Ben Jor realizou uma apresentação para a empresa de publicidade do Washington Olivetto, chamada W/Brasil. Entre uma música e outra, o cantor falou ao microfone "Alô, Alô, W Brasil". Depois do show, enquanto conversavam, Olivetto e Jorge disseram que o Brasil estava tão louco que se fosse um prédio, o síndico seria o Tim Maia, então, descobriram que o Tim Maia já teve o desejo de ser síndico do prédio que morava.  

Dessa história, formou-se a letra da música W Brasil:

"Alô, alô, W Brasil
Alô, alô, W Brasil

Jacarezinho
Avião
Jacarezinho
Avião

Cuidado com o disco voador
Tire essa escada daí
Essa escada é pra ficar aqui fora
Eu vou chamar o síndico

Tim Maia
Tim Maia
Tim Maia
Tim Maia"

Jorge Ben Jor

Democracia Corinthiana e Washington Olivetto

Durante a Ditadura Militar, surgiu um movimento intitulado Democracia Corinthiana, que estabelecia um regime de funcionamento baseado na igualdade dentro do Corintihians. Washington Olivetto criou a identidade visual e o nome do projeto que contava com a participação de jogadores como Sócrates, Casagrande e Wladimir.

A Democracia Corinthiana se contrapôs ao regime militar (1964 - 1985), durante dois anos na fase final da ditadura. O time paulista conquistou dois campeonatos estaduais durante o sistema idealizado por Washington.