Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

USP São Carlos oferece curso gratuito para garotas aprenderem a fazer aplicativos

Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 14 de fevereiro. São oferecidas 200 vagas para meninas de 10 a 18 anos.

Em 05/02/2019 08h44 , atualizado em 05/02/2019 08h48
Technovation Summer School For Girls promove a inserção de meninas nas ciências exatas e tecnologia - Créditos: Denise Cassati  - ICMC/USP
Technovation Summer School For Girls promove a inserção de meninas nas ciências exatas e tecnologia - Créditos: Denise Cassati - ICMC/USP Crédito da Imagem: Denise Cassati /Assessoria de Comunicação ICMC USP

PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições da Technovation Summer School For Girls 2019, curso de Verão gratuito sobre computação e empreendedorismo oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. As inscrições são gratuitas, destinadas para garotas de 10 a 18 anos, com prazo final em 14 de fevereiro - ou enquanto houver vaga disponível. 

Faça sua inscrição

O curso tem oferta de 200 vagas gratuitas na cidade de São Carlos, contando com lanche e refeições para todas as meninas que forem inscritas. Apesar de serem oportunidades para toda a comunidade, a preferência é dada para estudantes de escolas públicas. De acordo com a USP, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio na área, somente motivação e acreditar em seu potencial criativo. 

Technovation Summer School For Girls

A Escola de Verão terá atividades em cinco sábados, das 9h às 18h, com início em 23 de fevereiro. O objetivo é promover a inclusão feminina nas áreas de tecnologia e ciências exatas, setor ainda predominantemente preenchimento por homens. O curso pretende ensinar as alunas a transformarem suas ideias em aplicativos e mostrar para elas as possibilidades de empreendedorismo na área. 

“Queremos mostrar para as adolescentes e jovens que elas têm tanta capacidade quanto os meninos de atuar na área de ciências exatas, ressaltando que a computação não é algo restrito ao mundo masculino”, professora Kalinka Castelo Branco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Escola de Verão surgiu de uma iniciativa realizada no ICMC/USP, em 2018, para 74 garotas. Meninas de 10 a 18 anos formaram grupos que desenvolveram 15 projeto de aplicativos em um sábado. Com o resultado acima do esperado, a professora Kalinka Castelo Branco decidiu ampliar a duração do curso e a oferta, o que resultou na Technovation Summer School For Girls. 

A Escola de Verão é realizada pelo Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (GRACE), projeto de extensão do ICMC/USP São Carlos. A iniciativa tem a presença de estudantes de graduação e pós-graduação da universidade. 

Competição Internacional

A Escola de Verão irá preparar a estudantes, também, para o Technovation Challenge, competição internacional destinada aos estudantes dos ensinos fundamental e médio. O evento exige dos participantes o desenvolvimeno de um aplicativo que solucione um problema global. 

O evento internacional será realizado no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A equipe vencedora receberá 10 mil dólares e suporte para a finalização e o lançamento do aplicativo. 

Technovation Summer School For Girls

Inscrições: até 14 de fevereiro
Valor: gratuito
Aulas: cinco sábados, a partir de 23 de fevereiro, das 9h às 18h
Local: Auditório Fernão Stella - ICMC/USP São Carlos, em São Carlos/SP
Telefone: (16) 3373-9622
Site: grace.icmc.usp.br

PUBLICIDADE