O Ministério da Cultura lançou edital para o Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023.
A iniciativa irá premiar 40 obras inéditas escritas exclusivamente por mulheres (cis ou transgênero).
Das obras selecionadas, ao menos 20% serão de mulheres negras, 10% de mulheres indígenas, 10% de mulheres com deficiência, 5% de mulheres ciganas e 5% de mulheres quilombolas. A comissão julgadora também será totalmente feminina.
Confira edital do prêmio
Inscrições Prêmio Carolina Maria de Jesus
As inscrições para o Prêmio Carolina Maria de Jesus serão gratuitas e estarão abertas entre 12 de abril a 10 de junho de 2023, no sistema Mapas Culturais.
São elegíveis obras nas categorias conto, crônica, poesia, quadrinhos, romance e roteiro de teatro, redigidos em português do Brasil e inéditos.
A candidata deverá inscrever apenas uma obra inédita em apenas uma categoria. O valor do prêmio é de R$ 50 mil. O resultado será publicado no Diário Oficial.
As candidatas precisam se atentar às publicações e informes referentes ao prêmio.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quem foi Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora mineira nascida em 14 de março de 1914. A artista escrevia sobre seu dia a dia na favela do Canindé, Zona Norte de São Paulo.
A publicação de seus diários começou em 1958, quando conheceu o jornalista Audálio Dantas. Na década de 1960 a escritora ficou nacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada.
Carolina Maria de Jesus morreu em 1977 e é considerada uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira.
Leia mais: Biografia de Carolina Maria de Jesus