Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

ONU: tradicionalmente o Brasil é o 1° país a discursar na Assembleia Geral

Tradição começou em 1955. Os Estados Unidos discursam após a fala do presidente do Brasil

Em 20/09/2022 11h30 , atualizado em 21/09/2022 13h27
Assembleia da ONU
Assembleia da ONU

PUBLICIDADE

Hoje, 20 de setembro, acontece a Assembleia Geral das Nações Unidas, da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, nos Estados Unidos. 

A assembleia reúne líderes de 193 nações de todo o mundo. Os membros da ONU irão procurar soluções para alguns dos maiores desafios globais. 

No encontro de 2022, a guerra entre Rússia e Ucrânia será um dos assuntos mais discutidos. A crise global dos alimentos também estará no foco dos debates. A agenda deste ano também inclui temas como a crise climática e a educação transformadora. 

Leia também: 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Assembleia Geral da ONU 2022

A nova sessão significa um novo presidente para a Assembléia. Para o 77° encontro, Csaba Korosi, da Hungria, assumirá o cargo. A ordem dos discursos costuma ser a seguinte:

  1. Secretário-geral da ONU

  2. Presidente do Brasil

  3. Presidente dos EUA

Tradicionalmente, desde 1955, o Brasil costuma ser o primeiro país a discursar, seguido dos Estados Unidos. Porém, Joe Biden, presidente dos EUA, só irá discursar na quarta-feira (21). O líder da maior nação do mundo está no Reino Unido para o funeral da rainha Elizabeth II.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Brasil na ONU

A chegada do presidente Jair Bolsonaro em Nova York para seu discurso foi recebida por protestos na sede da ONU. De acordo com reportagem do UOL, o discurso de Bolsonaro poderá servir como um ato de sua campanha eleitoral, já que o primeiro turno das eleições presidenciais ocorrem no próximo dia 2 de outubro.

ONU

A Organização das Nações Unidas foi criada oficialmente no período pós-Segunda Guerra Mundial, em 1945, no dia 24 de outubro, por meio do documento de fundação conhecido como Carta das Nações Unidas.

A motivação para a sua criação está relacionada com os conflitos internacionais que destruíram diversos territórios e vitimaram milhares de pessoas, trazendo, assim, à tona a necessidade de buscar a paz entre as nações.

PUBLICIDADE