Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa 2019 recebe inscrições

Professores de escolas públicas devem se inscrever seus alunos pela internet, gratuitamente, até 30 de abril.

Em 12/04/2019 10h31 , atualizado em 12/04/2019 11h33
Crédito da Imagem: Projeto Escrevendo o Futuro / Itaú Cultural

PUBLICIDADE

A edição de 2019 da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. A participação é gratuita e o cadastro dos estudantes deve ser feito pelos professores. 

Faça a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa é voltada para estudantes de escolas públicas estaduais e municipais, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio.

A inscrição só pode ser realizada pelos professores se as Secretarias de Educação (municipais ou estaduais) as quais suas escolas se vinculam estejam cadastradas no portal do projeto Escrevendo o Futuro (site de inscrição da Olimpíada).

A Olimpíada

Com o tema "O lugar onde vivo" e tendo como homenageada a escritora Conceição Evaristo, a 6ª edição da Olimpíada contará com cinco gêneros literários a serem trabalhados com os participantes:

  • Poema: 5º ano
  • Memórias Literárias: 6º e 7º anos
  • Crônica: 8º e 9º anos
  • Documentário: 1º e 2º anos do ensino médio
  • Artigo de Opinião: 3º ano do ensino médio

Além dos textos dos estudantes, os professores também produzirão material para a competição: o Relato de Prática. O relato dos educadores terá que descrever as descobertas, aprendizado, dificuldades e desafios do treinamento dos participantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja dicas de redação!

A partir da metodologia disponível no portal do projeto Escrevendo o Futuro, sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), os professores farão oficinas de texto com os seus alunos, respeitando os gêneros de cada série escolar. Ao fim das oficinas, as escolas terão que enviar o material produzido para a Comissão Julgadora até 19 de agosto.  

Premiação

As etapas municipais e estaduais selecionarão 569 estudantes e 443 professores semifinalistas. Já a etapa regional contará com cinco encontros (um para cada categoria da competição), fase que selecionará 173 alunos e 135 educadores para a final. 

A final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa está prevista para dezembro, na qual serão anunciados os 32 estudantes vencedores. Os ganhadores da competição serão premiados com viagens culturais e acervo literário para as bibliotecas de suas escolas, enquanto os professores terão imersão pedagógica internacional como premiação.

Mais informações no portal Escrevendo o Futuro.

Assista às nossas videoaulas

PUBLICIDADE