Maior terremoto em Taiwan em 25 anos: entenda o que é fenômeno, causas e consequências
Maior terremoto em Taiwan em 25 anos: entenda o que é fenômeno, causas e consequências
Terremoto deixou nove mortos, mais de 900 feridos e vários desaparecidos. Epicentro foi na cidade de Hualien.
Em 03/04/2024 14h35
, atualizado em 03/04/2024 15h08
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Um terremoto atingiu Taiwan hoje, 3 de abril. O epicentro foi na cidade de Hualien. Considerado o maior terremoto em 25 anos, fenômeno matou nove pessoas, deixou mais de 900 feridos* e, ainda, há vários desaparecidos.
Conforme autoridades de Taiwan, o terremoto é considerado como “Upper 6”, ou o segundo nível mais alto de intensidade em uma escala que varia de 1 a 7.
O terreomoto em Hualien teve magnitude 7,2 na escola Richter e profundidade de 15,5 km (9,6 milhas). O resultado, além das vítimas, foram prédios desabados e inclinados, deslizamentos de terra e fortes tremores que ocasionaram o fechamento do metrê.
Um alerta de tsunami para o sul do Japão e as Filipinas chegou a ser feito, mas, depois, foi tirado do ar.
*A matéria está em atualização
O que é um terremoto?
Segundo este artigo, os terremotos são fenômenos naturais oriundos das pressões internas do planeta, que fazem as placas tectônicas se movimentarem, liberando tais pressões. Com isso, a superfície sente essa liberação em forma de tremor, o que pode acarretar sérios prejuízos.
Para medir a intensidade dos terremotos, os geólogos usam os sismógrafos, aparelhos capazes de medir com precisão os falhamentos geológicos, o que contribui para a identificação de áreas propensas à ocorrência de abalos sísmicos.
Espalhados pelo mundo todo, os sismógrafos são capazes de analisar três tipos de movimentos do solo: horizontal norte-sul; horizontal leste-oeste e vertical cima-baixo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Causas de um terremoto
Duas são as causas principais de um terremoto, conforme este artigo sobre o tema da Geografia Física.
Grande pressão de rochas que vem do interior do planeta.
Falhas geológicas presentes nas zonas de contato entre as placas tectônicas
As consequências dos terremotos, para o ser humano, podem ser severas, acarretando a destruição de cidades e paisagens naturais, além de provocar sérias catástrofes, a exemplo do desastre ocorrido na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão.
Veja abaixo as principais consequências de um terremoto: