Incêndios em Los Angeles: saiba as consequências do desastre ambiental
Patrocínio:
Incêndios em Los Angeles: saiba as consequências do desastre ambiental
Vários focos de incêndio se espalham na costa oeste dos Estado Unidos há três dias.
Em 09/01/2025 11h00
, atualizado em 09/01/2025 11h18
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Incêndios florestais atingem a cidade de Los Angeles na Califórnia desde o dia 7 de janeiro. Ordens de evacuação foram emitidas para vários locais da metrópole e mais de 100 mil pessoas tiveram que sair de suas casas e 2 mortes já foram registradas por autoridades locais.
Com a soma da destruição dos diversos focos de incêndio, cerca de 27.000 acres queimaram. Os bombeiros ainda não estabeleceram o controle sobre os incêndios por conta de rajadas de ventos secos que alcançam mais de 100 quilômetros por hora, conhecidos como ventos de Santa Ana.
Ventos da Santa Ana
Os ventos de Santa Ana são um fenômeno meteorológico que acontecem várias vezes ao ano no oeste dos Estados Unidos. Eles surgem em regiões desérticas e por isso são tão secos.
Esta característica faz com que os ventos retirem a umidade do local e, consequentemente, colaboram com a proliferação dos incêndios. Veja no mapa da costa oeste dos EUA as regiões em alerta e onde se originam os ventos de Santa Ana:
A região circulada de vermelho é onde os ventos se originam. Os quadrados pintados de rosa são as regiões com alerta de incêndio e os quadrantes pintados em amarelo são as regiões com risco de ventania.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Consequências do incêndio de Los Angeles
O alerta crítico de incêndio está determinado para se estender até às 18h de amanhã, dia 10 de janeiro, em diversas localidades da costa oeste estadunidense, como Los Angeles, Malibu, Oxnard, Santa Clarita, Burbank e Long Beach. Mais de um milhão de pessoas tiveram o seu fornecimento de energia interrompido, alguns como consequência direta dos incêndios e outros foram cortados como prevenção para os sistemas elétricos não criarem novos focos.
São mais de 100 mil pessoas evacuadas, 2 mortes e milhares de casa e comércios completamente destruídos. Ainda há 5 focos de incêndios que estão ativos, de acordo com o corpo de bombeiros da Califórnia. Deste total, 3 estão 0% contidos, um está 10% e outro 40%, os maiores focos continuam sem controle.