Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Governo Federal anuncia a construção de 100 novos Institutos Federais

Serão mais de 700 instituições nesse formato, espalhadas pelas 5 regiões do país

Em 12/03/2024 12h00 , atualizado em 25/04/2024 18h09
Close nas mãos de estudantes abaixo do texto: Governo anuncia 100 novos Institutos Federais
O objetivo do Governo é alcançar a meta de 1.000 Institutos Federais no Brasil Crédito da Imagem: Joa Souza / Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Governo Federal anunciou hoje, dia 12 de março, a criação de 100 novos Institutos Federais (IF´s). Atualmente, existe 682, dessa maneira, até a conclusão das obras serão 782 institutos no Brasil. 

Além da divulgação destas obras, também foi dito que será investido R$ 1,4 bilhão para reforma dos IF´s já existentes. A origem das verbas é o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no total, serão investidos R$ 3,9 bilhão nos Institutos Federais.

Com os trabalhos de expansão, serão disponibilizadas 140 mil novas matrículas. Segundo o ministro, Camilo Santana, está sendo planejado que até 80% destas novas vagas seja destinado ao ensino técnico-profissionalizante.

Confira quantos Institutos Federais serão construídos por região:

  • Nordeste - 38,
  • Sudeste -  27,
  • Sul - 13,
  • Norte - 12,
  • Centro-Oeste - 10.

O presidente Lula ainda declarou que o objetivo do governo é alcançar a meta de 1.000 institutos no país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são os Institutos Federais?

Os Institutos Federais são instituições especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT). Além disso, podem oferecer licenciaturas, bacharelados e pós-graduação stricto-sensu.

Nessas instituições, o aluno pode cursar o nível médio concomitante a uma formação técnica. Os institutos também contribuem com as suas comunidades a partir do desenvolvimento de pesquisas e soluções.

Evasão escolar no ensino médio

O ministro declarou que, no Brasil, a média de evasão escolar anual do ensino médio chegou a 480 mil alunos. Sendo que o total de estudantes é cerca de 6,7 milhões. 

Após o anúncio destes dados, foi dito que 2,5 milhões de alunos da rede pública serão beneficiados com o programa pé-de-meia. O objetivo deste programa é conceder apoio financeiro para alunos em vulnerabilidade social para incentivar a conclusão dos estudos. 

Por Tiago Vechi

Jornalista

PUBLICIDADE