Férias escolares: veja benefícios de colônias de férias para crianças
Férias escolares: veja benefícios de colônias de férias para crianças
Estímulo à socialização e criação de memórias afetivas são alguns pontos positivos
Em 06/07/2023 17h40
, atualizado em 10/07/2023 13h59
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
As férias escolares das crianças já começaram. Uma opção para descansar dos estudos e que apresenta diversos benefícios são as colônias de férias.
As colônias de férias podem durar 15 ou dez dias ou até uma semana e são realizadas em clubes, condomínios, chácaras, acampamentos e até nas próprias escolas.
Especialistas em educação apontam que as colônias oferecem benefícios como estímulo à socialização com outras crianças e criação de memórias afetividas.
O que é uma colônia de férias?
Colônia de férias são uma programação voltada para crianças e adolescentes que se encontram nas férias escolares. Durante essa programação, os jovens descansam a mente e aproveitam para descontrair, com brincadeiras lúdicas e atividades de culturais e esportivas.
Mas, Vanusa Maganha, coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental no Colégio Anglo Chácara Santo Antônio do Grupo Salta, explica que as colônias de férias vão além da proposta de diversão.
"As colônias de férias também desempenham um papel importante no desenvolvimento socioemocional, cognitivo e de autopercepção, já que são planejadas por educadores especializados", reforça a coordenadora.
Entre os principais objetivos das colônias de férias, de acordo com Vanusa, estão: incentivo à livre iniciativa e à criatividade das crianças, apresentação de vivências sobre o mundo e estímulo ao desenvolvimento físico e pessoal.
A coordenadora lembra ainda que as colônias de férias ampliam as possibilidades de expressão e estimulam a imaginação das crianças e adolescentes.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quais são as atividades das colônias de férias?
As atividades das colônias de férias variam conforme a organização, mas, no geral, contam com programas como:
Recreação aquática
Brincadeiras recreativas
Passeios ecológicos
Jogos esportivos, como voleibol, handebol, futebol, etc
Atividades lúdicas, como futebol de sabão, caça ao tesouro, gincanas, etc
Atividades culturais, como pintura, origami, dança, teatro, arte circense e outros
Sala de jogos e karaokê
Apresentações com mágicas, música, teatro e outros.
Benefícios das colônias de férias
Os benefícios das colônias de férias são diversos, de acordo com Vanusa Maganha, Coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Anglo Chácara Santo Antônio.
"Com uma abordagem pedagógica adequada, as colônias de férias se tornam um ambiente propício para a socialização, fortalecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento de uma convivência ética entre os participantes", ressalta a coordenadora.
Confira abaixo quatro benefícios das colônias de férias para as crianças:
Ajuda na socialização com outras crianças
Nas colônias de férias, as crianças são incentivadas a participar de uma rotina favorável ao fortalecimento de vínculo afetivo através do brincar e reforçam uma convivência ética. “Novas amizades podem acontecer e as experiências lúdicas desse período tendem a ampliar as relações apoiadas na coletividade e nas trocas entre pares”, afirma a coordenadora.
Trabalha o desenvolvimento corporal
Jogos, incluindo brincadeiras de rua e brincadeiras tradicionais, oportunizam os movimentos corporais e o desenvolvimento de habilidades sociais. Essa prática contribui para o bem-estar dos participantes.
Desenvolve a criatividade
A programação muitas vezes inclui oficinas de arte, nas quais as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes materiais, cores, texturas e técnicas de artesanato. Essas atividades estimulam a criatividade e ampliam as possibilidades de expressão e imaginação das crianças e adolescentes.
Cria memórias afetivas para toda vida
As vivências e trocas em um ambiente favorável e preparado para o brincar, criar e experimentar registram memórias de valor imensurável”, afirma Vanusa.
Muita vezes, as colônias de férias são relacionadas a acampamentos. A diferença é que as crianças costumam dormir nestas últimas e não nas colônias, uma vez que elas ocorrem apenas durante algumas horas do dia.
A diferença entre ambas as programações para as férias param por aí, uma vez que tanto as colônias de férias quanto os acampamentos têm como objetivo oferecer uma opção de lazer.
Segundo a Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE), nos acampamentos o público infanto-juvenil encontra novas amizades, independência, desafios, além de momentos de proatividade e aventura.
Os acampamentos atraem crianças de 5 a 10 anos de idade, mas também há opções para os teens, de 11 a 16 anos de idade.
“O lema dos acampamento é oferecer atividades para todos os gostos, com esportes, gincanas, atividades artísticas e culturais. Cada acampante pode encontrar a sua preferida, como teatro, dança, banda, clínicas esportivas, jornalismo, atividades na natureza, artes e pintura, dentre várias outras”, afirma Kito Vivolo, Diretor da ABAE.
De acordo com Camila Gaudio, Diretora do Acampamento Aruanã, o que realmente faz a diferença nos acampamentos são as atividades diárias, vivências de aventura, ludicidade, prática esportiva, socialização, contato direto com a natureza e oficinas culturais.