Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia Internacional dos Direitos Humanos: entenda importância da data comemorativa

Data foi criada para valorizar os direitos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Em 10/12/2023 00h10 , atualizado em 10/12/2023 10h41

PUBLICIDADE

Comemora-se hoje, 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data comemorativa foi criada para valorizar os direitos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A data é celebrada hoje porque, no ano de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos no Palais de Chaillot, em Paris, França.

Para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, ao redor do mundo são realizados eventos, manifestações populares, passeatas, exposições, entre outras, para reforçar os direitos humanos.

O que são direitos humanos?

Conforme este artigo, Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos assegurados a todo e qualquer ser humano, não importando a classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível que possa diferenciar os seres humanos.

O artigo aponta ainda que, apesar de o senso comum acreditar que Direitos Humanos são uma espécie de entidade que dá suporte a algumas pessoas ou que são uma invenção para proteger alguns tipos de pessoas, eles, na verdade, são muito mais do que isso. Para entender melhor, precisamos fazer algumas distinções conceituais necessárias antes de nos aprofundar no assunto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resumo sobre Direitos Humanos

  • Os Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos e inalienáveis.

  • Garantem direitos básicos a todos os membros da espécie humana.

  • Seus primeiros reconhecimentos ocorreram na Revolução Americana e na Revolução Francesa.

  • Foram oficializados, no século XX, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU.

  • Possuem como objetivo garantir direitos fundamentais, como a vida, a liberdade, a saúde e a segurança das pessoas, bem como o direito à defesa e ao justo julgamento a quem seja acusado de um crime.

Videoaula sobre Direitos Humanos

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE