O Dia da Amazônia é hoje, 5 de setembro, e remonta ao ano de 1850, quando a província do Amazonas foi criada por Dom Pedro II, nessa mesma data. É momento de refletir sobre a preservação da maior floresta tropical do mundo, que, cada vez mais, enfrenta desmatamentos, queimadas e exploração indevida.
A Floresta Amazônica abriga, pelo menos, 40 mil espécies vegetais, 427 mamíferos, 1.294 aves, 378 répteis, 427 anfíbios e 3 mil peixes. Com uma área de 6,74 milhões de km², ela se estende por 9 países e 9 estados brasileiros.
Por que é comemorado o Dia da Amazônia?
O Dia da Amazônia é comemorado com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação dessa floresta. O avanço da degradação ambiental tem se tornado consistente, como o aumento dos focos de incêndio, que chegou a 153% entre 2023 e 2024.
A WWF, instituição que luta pela preservação da floresta, afirma que 95% da produção madeireira vem de exploração predatória. Outro levantamento, feito pelo MapBiomas, indicou que 77% das áreas de garimpo na Amazônia estavam a menos de meio quilômetro de corpos d’água.
A exploração que não respeita os princípios da sustentabilidade tem consequências graves, como o nível do Rio Solimões, que é o mais baixo registrado desde a década de 1970. Em 24 horas, o rio desceu mais de 16 centímetros.
Qual a importância da Amazônia para nós?
A importância da Amazônia se dá em várias frentes. Confira uma lista com alguns dos aspectos mais importantes da Floresta Amazônica:
Cultural
A população que habita a região amazônica chega a mais de 30 milhões de moradores. Há cerca de 180 povos indígenas, comunidades japonesas, chinesas, indianas, portuguesas, italianas, haitianas, entre outros povos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Acontecimentos históricos do Brasil e da humanidade tiveram a Amazônia como palco, inclusive a ocupação humana desse local data de mais de 14 mil anos atrás. São milênios de cultura dos povos nativos, além dos séculos modernos que protagonizaram períodos importantes para o Brasil, como o ciclo da borracha.
Um dos indícios da presença de povos antigos habitando a região é a Terra Preta indígena, um tipo de solo extremamente fértil encontrado ao longo do Rio Amazonas. A ocupação humana pré-colombiana da floresta tinha desde sociedades nômades de caçadores-coletores até grandes aldeias que dominavam a agricultura, a pecuária, a caça e a pesca em larga escala.
Biodiversidade
10% da biodiversidade do planeta Terra está na Amazônia. Para se ter uma ideia, só entre 2014 e 2015, mais de 380 espécies de vertebrados e plantas foram encontradas na Amazônia.
O número de espécies endêmicas (só encontradas na Amazônia) também é muito alto. Por exemplo, 40% dos mamíferos, 70% dos répteis e 86% dos anfíbios da Amazônia só são encontrados nesse bioma.
Leia também: Amazônia: características, mapa, desmatamentos
Econômica
O PIB da Amazônia é cerca de R$650 bilhões. São realizadas desde iniciativas industriais até extrativistas, a exploração de minérios, madeiras, pecuária, entre outras atividades. A geração de energia é outro aspecto essencial, já que 70% da energia do país vem de hidrelétricas e a Amazônia abriga projetos de geração de energia como a Belo Monte, Jirau e Teles Pires.
O Governo Federal pretende investir 448,3 bilhões na Amazônia Legal até 2026, através do novo Programa de Aceleração do Crescimento.