Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cursos gratuitos de alemão, italiano e japonês são oferecidos pelo MEC

Podem se inscrever estudantes, professores e técnicos das universidades participantes do IsF.

Em 16/09/2016 11h18 , atualizado em 16/09/2016 11h30
Curso de japonês ganha destaque por conta da Olimpíada de Tóquio 2020
Curso de japonês ganha destaque por conta da Olimpíada de Tóquio 2020 Crédito da Imagem: Shutterstock

PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos dos cursos gratuitos de alemão, italiano e japonês oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nas universidades credenciadas do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O prazo vai até o dia 19 de setembro.

Podem se inscrever alunos de graduação, mestrado ou doutorado das universidades que oferecem os cursos e que concluíram até 90% do total de créditos do curso.

Também podem participar os técnicos e professores ativos das mesmas instituições credenciadas e que estejam com inscrição ativa no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) há mais de seis meses, além de técnicos e docentes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), desde que estejam na instituição há mais de seis meses.

Universidades participantes

O curso de alemão oferece 19 vagas em cada instituição participante: Unesp, Universidade de São Paulo (USP) e universidades federais da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC), de Campina Grande (UFCG), Fluminense (UFF), de Minas Gerais (UFMG), do Paraná (UFPR), do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Santa Maria (UFSM).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas de italiano serão oferecidas na UFC, UFPR, UFSM e federais do Pará (UFPA), de Pernambuco (UFPE), de Santa Catarina (UFSC) e de Viçosa (UFV). Já o curso de japonês ocorrerá em cinco federais: UFPR, do Amazonas (UFAM), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Brasília (UnB). Nos cursos de italiano e japonês serão oferecidas até 20 vagas em cada instituição.

Como se inscrever

Os estudantes, professores e técnicos dessas instituições poderão se inscrever até as 12h de segunda-feira, dia 19, pelo sistema IsF Aluno. Não é possível se inscrever para mais de um curso.

O resultado será divulgado no dia 23 de setembro, no site do IsF. Mais informações no Diário Oficial da União.

PUBLICIDADE