Em 16/09/2016 11h18 , atualizado em 16/09/2016 11h30

Cursos gratuitos de alemão, italiano e japonês são oferecidos pelo MEC

Notícias

Podem se inscrever estudantes, professores e técnicos das universidades participantes do IsF. Por Adriano Lesme
Curso de japonês ganha destaque por conta da Olimpíada de Tóquio 2020
Curso de japonês ganha destaque por conta da Olimpíada de Tóquio 2020
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos dos cursos gratuitos de alemão, italiano e japonês oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nas universidades credenciadas do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O prazo vai até o dia 19 de setembro.

Podem se inscrever alunos de graduação, mestrado ou doutorado das universidades que oferecem os cursos e que concluíram até 90% do total de créditos do curso.

Também podem participar os técnicos e professores ativos das mesmas instituições credenciadas e que estejam com inscrição ativa no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) há mais de seis meses, além de técnicos e docentes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), desde que estejam na instituição há mais de seis meses.

Universidades participantes

O curso de alemão oferece 19 vagas em cada instituição participante: Unesp, Universidade de São Paulo (USP) e universidades federais da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC), de Campina Grande (UFCG), Fluminense (UFF), de Minas Gerais (UFMG), do Paraná (UFPR), do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Santa Maria (UFSM).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas de italiano serão oferecidas na UFC, UFPR, UFSM e federais do Pará (UFPA), de Pernambuco (UFPE), de Santa Catarina (UFSC) e de Viçosa (UFV). Já o curso de japonês ocorrerá em cinco federais: UFPR, do Amazonas (UFAM), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Brasília (UnB). Nos cursos de italiano e japonês serão oferecidas até 20 vagas em cada instituição.

Como se inscrever

Os estudantes, professores e técnicos dessas instituições poderão se inscrever até as 12h de segunda-feira, dia 19, pelo sistema IsF Aluno. Não é possível se inscrever para mais de um curso.

O resultado será divulgado no dia 23 de setembro, no site do IsF. Mais informações no Diário Oficial da União.