Topo
pesquisar

Título de Capitalização é de fato um bom investimento financeiro?

Matemática

A atenção quanto ao serviço que é ofertado é essencial. Exemplo disso são os títulos de capitalização, nos quais muitas pessoas investem sem conhecer o funcionamento desta modalidade de investimento.
PUBLICIDADE

Para comentarmos sobre o título de capitalização, devemos definir o que vem a ser um investimento financeiro e, por sua vez, um bom investimento financeiro. Compreender o que é um investimento financeiro é muito fácil, trata-se de investir dinheiro em algo com a expectativa de que posteriormente esse dinheiro seja obtido com um montante maior do que o investido inicialmente.

Sendo assim, podemos pensar que um bom investimento financeiro é aquele que, estipulado um prazo a ser aplicado, renda um montante maior do que os investimentos simples (como por exemplo, a poupança).

Devemos nos atentar às propostas muito fáceis que os bancos fazem quanto aos títulos de capitalização. Muitos fazem promessas de algo rentável e garantido, mas tome cuidado, existem vários fatores nas entrelinhas. Existe uma discrepância muito grande entre aquilo que é ofertado e a real situação que é descrita no contrato de um título de capitalização.

De uma forma clara, o título de capitalização é uma forma obrigatória de poupar certa quantidade de dinheiro por mês, afinal você assume um compromisso mediante um contrato de que durante um determinado período você fará esse investimento para somente depois do período de carência realizar a retirada do dinheiro.

Quanto a esse período de carência, caso você decida realizar a retirada daquilo que foi investido, dependendo do contrato você deverá pagar uma multa imposta previamente no contrato, ou seja, aquilo tudo que você havia investido até determinado tempo, retornará para suas mãos com uma quantidade bem menor.

Conhecendo todos esses impasses, e outros que não foram citados, você deve pensar: “Nossa, com todos esses riscos, o rendimento final tem que ser muito bom para compensar tudo isso... mas a taxa de juros deve ser alta”. Um pensamento otimista, mas as coisas não ocorrem dessa maneira: as expectativas de um título de capitalização são semelhantes às de uma aposta nos jogos da lotérica, pois ao adquirir este título você estará concorrendo a Grandiosos Prêmios. Porém, na perspectiva da matemática, sabemos que a probabilidade de você ser contemplado em sorteios desse tipo é baixa. Quanto à taxa de juros do título de capitalização, esta não supera a taxa da poupança. Levando em consideração o risco que se tem em um título de capitalização, podemos notar que entre o título e a poupança, a segunda opção se torna um melhor investimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, analise bem toda a proposta feita em qualquer tipo de investimento financeiro. Leia bem o contrato que é proposto, pois ele pode ser bem diferente daquilo que lhe foi indicado verbalmente.

Por isso é importante não só entender tudo aquilo que lhe for oferecido, como também saber utilizar as fórmulas da matemática financeira, para que haja um planejamento financeiro familiar. Então, se por muito tempo você odiou a matemática ou se ela sempre foi o “bicho papão”, saiba que ela pode lhe auxiliar a controlar e administrar as suas finanças.

Caso queira saber efetuar os cálculos da capitalização, acesse o artigo Aplicações financeiras.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe BrasilEscola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

OLIVEIRA, Gabriel Alessandro de. "Título de Capitalização é de fato um bom investimento financeiro? "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/matematica/titulo-capitalizacao-fato-um-bom-investimento-financeiro.htm>. Acesso em 24 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola