Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Proporções Aplicadas no Teorema de Tales

Teorema das retas paralelas cortadas por transversais
Teorema das retas paralelas cortadas por transversais
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O teorema proposto por Tales de Mileto leva em consideração que retas paralelas cortadas por retas transversais originam segmentos proporcionais.





No esquema as retas a, b e c são paralelas e as retas r e r’ são as transversais. De acordo com o Teorema, temos as seguintes situações:





A situação envolve conhecimentos de razão e proporção, o segmento AB é proporcional ao segmento BC; o segmento A’B’ é proporcional ao segmento B’C’, como descrito na 1º situação. Lembremos que esse tipo de proporção é resolvido através de uma multiplicação cruzada.

Exemplo 1

Na ilustração a seguir as retas r, s e t paralelas são intersectadas pelas retas transversais a e b, formando segmentos proporcionais. Aplique o Teorema de Tales e determine o valor do segmento representado por x.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Exemplo 2

Aplique a propriedade do Teorema de Tales e determine o valor da incógnita x.

O Teorema de Tales possui diversas aplicações no cálculo de distâncias inacessíveis. A determinação aproximada de distâncias entre os corpos no sistema solar é feita com utilização da proporcionalidade.

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Marcos Noé Pedro da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Proporções Aplicadas no Teorema de Tales"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/proporcoes-aplicadas-no-teorema-tales.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas