Topo
pesquisar

Pax Romana

História Geral

A Pax Romana foi utilizada para manter o controle sobre os vastos domínios do Império ocupados pelas legiões romanas e, assim, garantiu a paz e a prosperidade desse período.
No mapa, é possível ler “Império Romano em 117 d.C. na sua extensão máxima”
No mapa, é possível ler “Império Romano em 117 d.C. na sua extensão máxima”
PUBLICIDADE

A Pax Romana é um grande período de paz e prosperidade que existiu no Império Romano de 27 a.C até o ano 180 d.C e foi importante na manutenção do poder romano sobre as regiões que havia conquistado. O termo que está em latim – idioma oficial de Roma – significa “Paz Romana” e foi aplicado sobre todos os territórios que estavam sob o controle desse grande império.

Surgimento da Pax Romana

Com o início do reinado de Augusto César em 27 a.C., um período de turbulência social e política em Roma que abalou a estabilidade do Império foi encerrado. Brigas pelo poder, golpes políticos, conspirações, assassinatos e rebeliões de escravos foram parte do turbulento final da República Romana. Além dessa questão interna, Roma controlava uma vastidão de territórios habitados por diferentes povos das mais variadas culturas – e que, muitas vezes, eram hostis à presença romana.

A Pax Romana foi, ao mesmo tempo, uma forma de garantir a produtividade da economia romana e de controlar as regiões conquistadas e foi justificada por oferecer “benefícios” aos outros povos.

Aqueduto romano construído no século I
Aqueduto romano construído no século I

Por meio da sua Pax Romana, Roma procurava levar o seu modo de vida e seus valores culturais (romanizar) para as regiões que controlava. Para isso, as legiões romanas eram fundamentais, pois a presença das tropas romanas já possibilitavam a expansão da cultura romana. Em casos de rebeliões, por exemplo, os soldados estavam posicionadas para reaver controle e punir rigorosamente todos aqueles que colocavam em risco a “paz”. Além disso, as tropas eram posicionadas propositalmente em regiões de fronteira para impedir invasões e saques de terras romanas. Por esses mecanismos, Roma garantia o controle sobre os povos conquistados e mantinha a produtividade nessas regiões, tão importante para o abastecimento do Império. Assim,

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

[…] a pax romana deve ser considerada muito mais do que um mero período histórico. Existem nesta expressão, primeiramente, ações políticas e militares que procuraram garantir uma relativa estabilidade neste tão extenso Império; e, em segundo lugar, há um forte teor ideológico que procurava mascarar o sistema de perseguição, exploração, morte e assimetrias existentes no Império.|1|

Além da importante presença das legiões, o Império Romano procurava manter a população satisfeita com grandes obras que impulsionavam o desenvolvimento local, como estradas, aquedutos e outras construções importantes. Assim, ao posicionar estrategicamente seus soldados para espalhar a cultura romana e esmagar possíveis rebeliões e desenvolver a infraestrutura, Roma conseguiu garantir o seu maior período de prosperidade. Vale ressaltar ainda que a Pax Romana garantia a paz desde que fosse útil aos interesses romanos, pois, caso surgisse vozes de oposição, a repressão acontecia de imediato, principalmente pelo uso da violência.

|1| SERIQUE, Israel. Pax Romana e a Eirene do Cristo. Disponível aqui, página 120.


Por Daniel Neves
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Pax Romana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pax-romana.htm. Acesso em 25 de agosto de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A Pax Romana é entendida como um período de relativa paz e prosperidade no qual o Império Romano consolidou seu domínio sobre os territórios conquistados por meio de benesses. Essa estratégia tinha como objetivo desenvolver e melhorar a qualidade de vida dos povos conquistados, além de posicionar tropas militares para reprimir possíveis revoltas. Esse período aconteceu em que momento da história romana?

a) Monarquia Romana

b) Ditadura de Sila

c) Período Imperial

d) Triunviratos

e) Período Republicano

Questão 2

Qual é o marco histórico utilizado para apontar o início do período da Pax Romana?

a) Incêndio de Roma

b) Derrota dos teutões na Guerra Cimbria

c) Coroação de Otávio Augusto

d) Vitória de Sila na guerra civil

e) Derrota de Espártaco

 

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola