Topo
pesquisar

Conquista do Império Inca

História Geral

A conquista do Império Inca pelos espanhóis foi resultado da expedição liderada por Francisco Pizarro, que se aproveitou da divisão desse povo pela guerra civil para dominá-lo.
PUBLICIDADE

O Império Inca foi um grande império que existiu nas regiões correspondentes aos territórios atuais de Equador, parte do Chile e Argentina. Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.

Incas

Os incas foram povos indígenas que, como os astecas, eram conquistadores, pois seu grande poder e riqueza apoiavam-se no controle e nos impostos cobrados de diversos outros povos. O império era tão grande que, à época da chegada dos espanhóis, suas posses estendiam-se por mais de quatro mil quilômetros|1|.

A principal cidade inca era Cuzco, onde reinava o imperador inca (chamado de Sapa Inca). As tradições referem-se a Pachacuti como primeiro imperador inca, entronado em 1438. Os incas falavam quéchua (idioma até hoje falado, principalmente, no Peru e na Bolívia) e sobreviviam da agricultura.

Quando os espanhóis chegaram ao Império Inca, em 1532, encontraram-no em estado de guerra civil. Isso aconteceu por causa das disputas pela sucessão de poder que foram travadas entre os dois filhos de Huayna Capac: Atahualpa e Huáscar. O antigo imperador, Huayna Capac, havia morrido em decorrência da varíola.

Expedição espanhola

A expedição espanhola que iniciou a conquista dos incas foi organizada pelo espanhol Francisco Pizarro, um plebeu que havia chegado à América com 34 anos (em 1532, ele tinha 56 anos). Pizarro possuía domínios em Castilla del Oro (Panamá) e, a partir de relatos de outros exploradores, interessou-se pela região chamada “Biru”, onde se dizia haver grandes riquezas.

Em 1527, realizou uma expedição para localizar o Império Inca. No entanto, essa expedição fracassou, e Pizarro encontrou apenas povos subjugados pelos incas. Em 1529, Pizarro conseguiu autorização do rei espanhol, Carlos V, para empreender a conquista desse império. Então, ele partiu do Panamá com cerca de 200 homens, 27 cavalos e indígenas, que eram seus intérpretes|2|.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando chegou às regiões dominadas pelos incas, Pizarro descobriu que uma guerra civil havia acontecido entre as forças de Atahualpa e Huáscar, resultando na vitória de Atahualpa. Em seguida, Pizarro organizou um encontro com Atahualpa nas montanhas de Cajamarca, no caminho para Cuzco. Durante esse encontro, um desentendimento entre espanhóis e incas resultou no massacre desses indígenas e, em seguida, seu líder, Atahualpa, foi feito prisioneiro.

Atahualpa ofereceu a Pizarro um quarto cheio de ouro para que fosse libertado. Pizarro aceitou a oferta, porém, não o libertou. Tempos depois, Atahualpa foi enforcado a mando do espanhol. Alguns relatos contam que Pizarro fez isso sob orientação de Diego de Almagro.

A partir da morte de Atahualpa, a guerra civil entre seus defensores e os de Huáscar intensificou-se. Os espanhóis, então, aproveitaram-se disso, o que levou ao enfraquecimento do Império Inca. Assim, os espanhóis conquistaram a capital Cuzco e, em sequência, Quito. Para garantir o contato com o Panamá, Pizarro fundou a cidade de Lima na costa peruana, em 1535.

Morte de Francisco Pizarro

A expedição de Pizarro nas terras dos incas encerrou-se em 1541, após seu assassinato. A morte de Pizarro foi um capítulo da disputa entre ele e Diego Almagro pelo controle de Cuzco. Esse episódio resultou de uma retaliação contra Pizarro, pois ele havia mandado matar Almagro em 1538. De qualquer maneira, a essa altura, o Império Inca já havia sido enfraquecido pelos espanhóis, que instalaram as bases para a colonização do Vice-Reino do Peru.

|1| MAHN-LOT, Marianne. A Conquista da América Espanhol. Campinas: Papirus, 1990, p. 50.
|2| Idem, p. 52.

* Créditos da imagem: Zoltan Katona e Shutterstock


Por Daniel Neves
Graduado em História

Selo peruano retrata o conquistador espanhol Francisco Pizarro *
Selo peruano retrata o conquistador espanhol Francisco Pizarro *

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Conquista do Império Inca"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/conquista-do-imperio-inca.htm. Acesso em 20 de setembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFC) Sobre a conquista da América, é verdade dizer que astecas, incas e maias foram subjugados pelos espanhóis, embora houvesse superioridade numérica de índios. Para isso, contribuíram o uso de armas de fogo, os conflitos internos entre os nativos e as doenças transmitidas pelos conquistadores. Sobre a conquista dos incas, assinale a alternativa correta.

a) Os incas foram derrotados porque acreditaram que os conquistadores eram deuses de volta aos Andes e sacrificaram-se em frente deles.

b) A conquista do vasto território inca foi se consolidando sem resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos quéchuas, que foram exterminados.

c) O aventureiro Fernão Cortez cruzou o Panamá, chegou ao Pacífico e comandou a conquista dos incas, aproveitando-se das lutas internas que enfraqueciam o Império.

d) Atahualpa consultou os sacerdotes adivinhos para que explicassem a invasão dos conquistadores. Por não obter resposta, o rei os matou, e dessa forma o Império teocrático colapsou.

e) O conquistador espanhol, após ter tido contato direto com Atahualpa, armou-lhe uma cilada e o fez prisioneiro; pediu resgate em ouro, mas, mesmo assim, matou-o. Sem o rei, o Império desestabilizou-se e caiu.

Questão 2

Quando a expedição espanhola chegou aos territórios do Império Inca para iniciar sua conquista, encontraram-no em estado de guerra, e isso contribuiu largamente para consolidar a vitória dos espanhóis. Qual era o motivo da guerra que acontecia no Império Inca?

a) Os incas estavam em guerra com os aimarás que habitavam as proximidades do Titicaca.

b) Os incas estavam em guerra em razão de levantes populares que se iniciaram por causa da escassez de alimento por que passava a população.

c) A guerra acontecia porque os exércitos de Huáscar e Atahualpa lutavam entre si para determinar quem seria o novo imperador dos incas.

d) A guerra acontecia por causa do levante dos Cañari, que habitavam as proximidades de Quito, contra os altos impostos cobrados.

e) A guerra acontecia devido ao levante da classe de sacerdotes, insatisfeita com o fechamento de um templo importante em Cusco.

Mais Questões
Chegada de Colombo à América, em 1492
História da América Conquista da América espanhola
Os maias estabeleceram uma das mais ricas culturas de todo o continente americano
História Geral A Civilização Maia
O fato de ser nascido e criado na Europa ou no Novo Mundo abria caminho para uma série de privilégios
História da América Sociedade Colonial Espanhola
Machu Picchu é atualmente um dos grandes símbolos da civilização inca
História da América Incas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola