Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Que: ora conjunção integrante, ora pronome relativo

A palavra “que” pode atuar ora como pronome relativo ora como conjunção integrante, bastando para isso uma análise mais apurada.

Dependendo da situação, o “que” pode atuar ora como conjunção integrante ora como pronome relativo.
Dependendo da situação, o “que” pode atuar ora como conjunção integrante ora como pronome relativo.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Muitas são as vezes que confundimos o emprego de determinadas palavras, principalmente quando o assunto faz referência à análise sintática. Para ilustrar tal ocorrência, entra em cena o “que”. Nesse sentido, ocupemo-nos agora em sanar esses possíveis equívocos, a título de nos mantermos bem informados acerca dos aspectos que nutrem a língua como um todo. Para tanto, vejamos alguns exemplos:

Era necessário que você viesse logo.

Temos duas orações: a primeira, também chamada de principal, e a segunda, representada por uma oração subordinada substantiva subjetiva. Mas como chegamos a esta conclusão?

Simples, pois ao fazermos a pergunta ao verbo: o que era necessário? Logo descobrimos que “que você viesse logo” representa o sujeito da oração em evidência. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva.

Vejamos, pois, este outro exemplo:

Os alunos, que obtiveram boas notas, estão de férias.

Notamos que a palavra “que”, desta vez, cumpre um importante papel: o de substituir o substantivo “alunos”. Por tal razão é que ele se classifica como um pronome relativo, haja vista que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.

E aí vai uma dica importantíssima: para saber se ele realmente é um pronome relativo, basta substituí-lo por “o qual, os quais, a qual, as quais”. Logo, o porquê de tal classificação.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras 

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Que: ora conjunção integrante, ora pronome relativo "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/que-ora-conjuncao-integrante-ora-pronome-relativo.htm. Acesso em 10 de outubro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Analisando os enunciados que seguem, explique a diferença de funções demarcadas por meio do vocábulo “que”:

a ─ Desejamos que você seja feliz.
b – Chegaram os alunos que participaram das competições.

Exercício 2

(TJ-SP) Assinale o item que classifica a oração subordinada destacada:

“Outros estudos mostraram que o suco de frutas cítricas ajuda a reduzir o colesterol em até 70%”.

a) subordinada adverbial causal
b) subordinada substantiva objetiva direta
c) subordinada substantiva subjetiva
d) subordinada substantiva predicativa
e) coordenada sindética explicativa