Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Plural de Modéstia

O uso da primeira pessoa do plural em detrimento ao da primeira do singular configura um fato linguístico, o qual se denomina plural de modéstia.

O plural de modéstia se caracteriza pelo uso da primeira pessoa do plural em detrimento ao da primeira do singular
O plural de modéstia se caracteriza pelo uso da primeira pessoa do plural em detrimento ao da primeira do singular
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Denomina-se “plural de modéstia” o uso da primeira pessoa do plural (nós) em detrimento ao da primeira do singular (eu). Assim, no intuito de compreender tal afirmativa, analise ambos os enunciados que seguem:

Quero agradecer sua presença.
                         X
Queremos agradecer sua presença. 

Esse relevante fato linguístico remonta à condição expressa pelos antigos reis de Portugal, em que eles, na tentativa de amenizar a distância que os separava do povo, utilizavam um estilo modesto, fazendo uso do referido pronome. Até que no início do séc. XVI, com D. João III, teve início o absolutismo real, fato que culminou na retomada do uso da primeira pessoa do singular. Todavia, os altos prelados da Igreja ainda continuavam fazendo uso do pronome “nós”, como forma de humildade e solidariedade para com os fiéis. Dessa forma, mediante o crescimento daquela instituição em poder e bens, tal uso passou a “soar” como uma atitude contrária à modéstia, denotando, assim, um instinto de grandeza – razão pela qual o plural de modéstia é também chamado de plural majestático. 

Procurando contextualizar o uso de tal ocorrência, sobretudo em se tratando de situações cotidianas de comunicação, inferimos que ela se encontra presente no discurso de alguns escritores, oradores e políticos, cujo intento, principalmente fazendo referência a esses últimos, é tão somente evitar marcas de individualismo nas palavras que proferem, fazendo com que os leitores/ouvintes e até mesmo correligionários compartilhem das ideias por eles proferidas, bem como para afastar qualquer noção de vaidade ou orgulho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mediante tais postulados, ocorre-nos a noção de coletividade, ou seja, de um ser falando em nome de todos, de uma forma geral. Dessa forma, cabe ressaltar que ao fazer uso desse recurso linguístico o que deve ser levado em conta é que os pronomes e os verbos irão para o plural, contudo, os adjetivos permanecerão no singular, flexionando de acordo com a pessoa que fala ou a quem se referem. Sendo assim, vejamos alguns exemplos:

- Estamos certo de que todas as promessas de campanha serão cumpridas – proferiu o político em seu discurso.

- Sentimo-nos consternado com o fato ocorrido – disse o diretor aos pais de alunos.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Plural de Modéstia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/plural-modestia.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante