Topo
pesquisar

Os novos verbetes do dicionário Aurélio

Gramática

PUBLICIDADE

A língua, ora vista como um organismo vivo, tende cada vez mais a se manifestar entre as relações sociais como um todo, influenciando diretamente no modo de pensar e de agir. Desta feita, tendo em vista esta inegável ocorrência, em comemoração ao centenário de seu autor, Aurélio Buarque de Holanda, a Editora Positivo publicou a quinta edição da obra, desta vez “recheada” de novas palavras que, aos poucos, foram ocupando seus lugares na linguagem cotidiana, e que agora já são concebidas como oficiais.

Dentre as presentes inovações, figuram-se os termos considerados “populares” em nosso meio, tais como Ricardão (um termo utilizado para designar o amante), botox (tratamento estético utilizado na contenção de sinais advindos do envelhecimento da pele), nerd (aquele que se destaca nos estudos), bullying (atos de agressão física ou psicológica), entre muitos outros. Além da ampla recorrência – o que implicou em tal intento – outro fator também de notável significância foram as inovações advindas do avanço tecnológico pelo qual perpassa a sociedade vigente. Assim sendo, a predominância de termos ligados a esse aspecto explica tal realidade e comprova a influência exercida por estes em nosso meio. É o que nos elucida Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, professora do Centro de Comunicação e Letras do Mackenzie:

É importante a entrada de palavras ligadas aos avanços tecnológicos, porque denominam novos hábitos e ações que se tornam comuns no cotidiano dos brasileiros.

Não deixando de mencionar o significativo número de vocábulos estrangeiros que, uma vez proferidos, resultaram da inédita iniciativa em atender a um público estrangeiro e suas reais necessidades, sobretudo seus professores de português. Público este até então desprivilegiado por estudiosos nesta área.

Frente a tais elucidações, no intuito de nos mantermos ainda mais informados, conferiremos alguns casos que representam o fato ora abordado, uma vez manifestados por:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Test drive – Avaliação direcionada ao desempenho de um veículo ao dirigi-lo.

SAMU – sigla referente a Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Enem – Sigla relativa a Exame Nacional do Ensino Médio.

E-book – [ingl.]- Substantivo masculino. V. livro eletrônico.

Ecobag – Sacola feita com material biodegradável.

Mochileiro – Alguém que viaja com pouca bagagem.

Pet shop – Loja que dispõe de serviços que atendem às necessidades de animais domésticos.

Tablet – [Ingl.] – Substantivo masculino. Inform. 1 – Computador de uso pessoal que possui tela sensível ao toque. 2. Tipo especial de caneta, usada para registrar notas diretamente na tela do computador.

Spam – [Ingl.] – Substantivo masculino. Inform. Mensagem publicitária ou não, recebida via correio eletrônico sem o consentimento ou solicitação do usuário.

Blogar – Verbo intransitivo. Manter um blog (em se tratando dos internautas). [Conjug.: rogar.]

Tuitar – [do inglês twitt(er) + -ar2]- verbo intransitivo. 1. Postar no twitter comentários, informações, fotos, etc. ger. de caráter pessoal ou institucional. 2. Acompanhar os fatos, ideias, informações, etc. registrados por alguém em seu twitter. [conjug.: ajuizar.]

Fotolog – [Adapt. do ingl. photolog.]Substantivo masculino. 1. Álbum de fotografias virtual, posto na Internet.

Cookie – [Ingl.] Substantivo masculino. 1. Cult. Biscoito crocante e macio, de forma arredondada, ger. recheado com nozes, passas, etc. 2. Inform. Informação coletada por um navegador Web que fica armazenada no computador, e que pode ser us. por sites da Internet.

 

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Uma leva de termos populares, relativos à linguagem tecnológica e estrangeirismos foram nele incorporados
Uma leva de termos populares, relativos à linguagem tecnológica e estrangeirismos foram nele incorporados

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Os novos verbetes do dicionário Aurélio "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/os-novos-verbetes-dicionario-aurelio.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola