Topo
pesquisar

Xangai está afundando

Geografia

A cidade de Xangai está afundando, mas precisamente o solo da cidade está cedendo e afundando. Isso se dá pelo grande número de construções civis.
PUBLICIDADE

Xangai é uma cidade chinesa localizada no litoral do Oceano Pacífico, a população que aglomera a cidade atinge cerca de 20 milhões de habitantes.

Atualmente, a China é o país que mais cresce economicamente no mundo. A nação tem se destacado no setor industrial, favorecida pela imensa quantidade de mão de obra, matéria-prima e leis ambientais frágeis.

O desenvolvimento chinês ocasionou uma modernização e um aumento do consumo, isso ocorreu graças à abertura da economia, que proporcionou a entrada de capitais estrangeiros; diante da entrada de recursos financeiros surgiram diversas construções nas grandes cidades, como é o caso de Xangai.

Porém, a construção de edificações está provocando consequências negativas, o solo onde está presente a cidade de Xangai está cedendo e afundando. A partir de 2007, foram iniciadas diversas obras de construção civil, essas tiveram suas atividades desenvolvidas simultaneamente, fato que ocasionou um rebaixamento do solo de 1,5 a 2 centímetros por ano; no centro de Xangai, a situação é ainda mais grave.

Esse processo teve como causa principal a realização de obras em túneis de metrôs, de 1921 até os dias atuais a superfície de Xangai cedeu 2,6 metros. O governo chinês, por sua vez, disponibilizou esforços para reter os efeitos negativos do intenso crescimento que passa o país. Ficou proposto a meta de diminuir o rebaixamento para 5 milímetros até o ano de 2010, uma das maneiras de minimizar esse inconveniente é controlar as águas do lençol freático, que provoca desmoronamento e erosões que atingem milhares regiões da cidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Grandes edificações em Xangai
Grandes edificações em Xangai

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Xangai está afundando "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/xangai-esta-afundando.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola