close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A importância do trabalho de campo no estudo da Geografia

O trabalho de campo, desde que seja previamente elaborado e realizado com eficiência, pode transformar-se em um dos mais importantes métodos de estudo da Geografia.

Realizar trabalhos de campo é a melhor forma de conhecer o mundo
Realizar trabalhos de campo é a melhor forma de conhecer o mundo
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Geografia, como sabemos, é a ciência que estuda o espaço geográfico no que concerne à relação entre sociedade e natureza. Assim sendo, tanto o espaço produzido pelas sociedades rurais e urbanas quanto o espaço natural superficial são objetos de estudo dessa importante ciência, que opera os seus métodos e suas abordagens em categorias de análise, tais como a paisagem, o lugar, a região e o território.

Nesse sentido, a execução de estudos empíricos in loco são de fundamental importância para a observação dos objetos analisados por essa ciência, sendo também muito útil no ensino de Geografia tanto no ensino superior quanto no ensino básico. Trata-se de uma ferramenta que permite verificar, confirmar ou falsear dados e informações, além de também poder fornecer novas perspectivas para aquilo que se pesquisa.

Os objetos de análise em um trabalho de campo podem ser os mais variados, tais como: o impacto da instalação de uma grande indústria sobre uma região; problemas ambientais na cidade; uma visita sobre uma área agrícola; além de qualquer outra manifestação social ou natural que aconteça sobre o espaço geográfico.

É claro que, para uma melhor execução dessa metodologia, tanto para fins didáticos de uma aula de campo quanto para fins de estudos acadêmicos ou científicos, é preciso que se realize um bom planejamento. Para tal, é necessária, primeiramente, a realização de levantamento de dados e informações através da consulta de órgãos específicos, tais como o IBGE, o IPEA e outros, a depender da temática que será abordada. Além disso, é importante o levantamento prévio de referências bibliográficas especializadas no estudo em questão e também aquelas voltadas para a prática do trabalho de campo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em seguida, é preciso estabelecer os roteiros do plano, quais sejam: os objetivos, os métodos, o desenvolvimento do trabalho, os materiais utilizados e os conhecimentos prévios necessários para a compreensão do tema em estudo. Dessa forma, não se corre o risco de realizar um trabalho de campo incompleto ou inconcluso, que demande a realização de uma nova visita à área estudada. Portanto, um trabalho prático, para que seja dotado de uma maior eficiência, passa necessariamente por um bom trabalho de gabinete, pois será esse que irá municiar e fornecer as bases para o estudo empírico a ser empreendido.

Como podemos perceber, o trabalho de campo é muito importante para a Geografia, haja vista que essa área do conhecimento, por se relacionar ao espaço e suas múltiplas variáveis, é essencialmente prática e efetivamente dinâmica, sendo impossível pensar apenas a partir de conceitos teóricos e bibliográficos.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "A importância do trabalho de campo no estudo da Geografia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/trabalho-de-campo-no-estudo-da-geografia.htm. Acesso em 24 de maio de 2022.

De estudante para estudante


A Moldávia ainda é um país socialista?

Por Clara Rodrigues de Campos
Responder
Ver respostas

Quais imigrantes chegaram e se instalaram em aquidauana 

Por Tayssa Gimenes
Responder
Ver respostas

Estude agora


O que fazer e levar para o Enem 2021

Neste vídeo falamos sobre o que fazer e levar nos dias das provas do Enem 2021. Qual a cor da caneta? Pode levar...

Pré-Enem | Estruturação do parágrafo

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...