Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Por que as estrelas piscam?

Por que as estrelas piscam? Esta é uma indagação muito recorrente, e ela possui uma resposta muito simples: por causa de turbulências ocorridas na atmosfera.

As estrelas no céu
As estrelas no céu
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu.

Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.

O fato de o telescópio Hubble ser tão eficaz é devido à sua permanência na órbita do espaço, acima da superfície do planeta, desviando-se da refração da luz ele captura imagens de melhor qualidade.

Em contrapartida, as estrelas que não piscam a olho nu, na verdade não são estrelas e sim planetas. A sua imagem pode ser vista em razão de seu tamanho e proximidade da Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Por que as estrelas piscam?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/por-que-as-estrelas-piscam.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante