Topo
pesquisar

Estrelas piscam

Geografia

Apesar de termos a impressão de que as estrelas piscam, isso não é verdade.
PUBLICIDADE

As estrelas são corpos celestes que compõem a galáxia, apresentando diferentes massas, tamanhos e temperaturas. Elas são objetos de muita curiosidade do ser humano, que tenta realizar a identificação e contagem, além de nomear algumas constelações. Durante milhares de anos pesquisadores têm realizado estudos sobre as características dos corpos celestes, e uma das questões elucidadas é o motivo pelo qual as estrelas piscam.

A luminosidade das estrelas é consequência das várias reações termonucleares desencadeadas no interior das estrelas, tornando seu centro quente e denso. Esse processo, causado pela força da gravidade, é responsável por grande liberação de energia, fazendo com que a estrela seja vista como um ponto luminoso, muitas vezes com um brilho que parece estar piscando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas, afinal, as estrelas piscam? A reposta é não. A impressão que temos de que as estrelas piscam é causada pela grande distância que as radiações estrelares percorrem até o ponto do observador (quanto mais distante, menor será o brilho), além das distorções ópticas provocadas pela turbulência terrestre.

Portanto, esses fatores citados acima são os principais responsáveis pela interferência na captação de energia emitida por uma estrela, passando a falsa sensação de que elas estão piscando.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia 

O brilho das estrelas
O brilho das estrelas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Estrelas piscam"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estrelas-piscam.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola