Topo
pesquisar

O desenvolvimento de energia renovável na China

Geografia

Quando se fala em energia renovável na China, pode-se destacar a obtenção de energia solar e eólica.
PUBLICIDADE

Terceiro maior país do planeta, com extensão territorial de 9.596.961 quilômetros quadrados, e o mais populoso (1,3 bilhão de habitantes), a China é considerada uma das grandes potências econômicas da atualidade. Esse país já detém o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB), atrás somente do Japão e dos Estados Unidos.

Esse rápido crescimento econômico necessita de grande demanda de energia e recursos naturais, atualmente (2010) a China consome cerca de 14% da energia mundial. O país possui uma das maiores reservas de carvão, que é responsável por fornecer 70% da energia nacional. Porém, essa fonte é altamente poluidora, fato que faz da China um dos maiores responsáveis pela poluição atmosférica. De acordo com dados do Banco Mundial, a nação abriga 20 das 30 cidades mais poluídas do planeta.

Visando diversificar sua matriz energética e reduzir a dependência de fontes de origem fóssil, sobretudo do carvão e do petróleo, que é um dos grandes produtos de importação, a China tem desenvolvido tecnologia para a obtenção de energia renovável, com destaque para a energia solar e eólica (ventos).

O país já é o líder mundial na fabricação de células fotovoltaicas, que são utilizadas para a obtenção de energia solar. A China também é a maior produtora de turbinas eólicas, ultrapassando os Estados Unidos, Japão e Austrália, que foram os pioneiros no desenvolvimento dessas tecnologias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para alcançar esse patamar, a nação tem realizado altos investimentos em energia limpa. Estima-se que em 2009 foram aplicados mais de 35 bilhões de dólares nesse setor, contra 18 bilhões dos Estados Unidos. Um dos grandes projetos é o Solar Valley, localizado na cidade de Dezhou, cujo investimento foi de aproximadamente 750 milhões. Esse é considerado a maior estação mundial de produção de energia solar.

Em 2009, as fontes alternativas responderam por 9% da energia utilizada na China. No entanto, a expectativa do governo chinês é que as energias limpas possam representar 15% da matriz energética do país até 2020. A população mundial e o planeta Terra agradecem por essa iniciativa.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
 

China - PaísesGeografia - Brasil Escola

Solar Valley: maior estação de energia solar do mundo
Solar Valley: maior estação de energia solar do mundo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "O desenvolvimento de energia renovável na China "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-desenvolvimento-energia-renovavel-na-china.htm. Acesso em 23 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola