Topo
pesquisar

Origem da Smog

Química

PUBLICIDADE

Você ainda não ouviu falar da Smog? Que bom, certamente em sua cidade ainda não possui o que chamamos de neblina de poluição, essa é a definição para a palavra inglesa Smog (smoke = fumaça + fog = neblina). Quem ouve pela primeira vez pode até pensar que se trata de uma roupa fina, mas na verdade é um mal que assola os grandes centros urbanos.

Além de deixar as belas capitais com aspecto feio (nebuloso), o que muita gente não sabe é que a Smog causa sérios danos à saúde do homem. Entre eles podemos citar irritação constante nos olhos, garganta e narinas. Mas o que contém nessa fumaça que a torna tão perigosa? Primeiro é preciso saber sua origem, ela provém dos gases produzidos pela queima incompleta de combustíveis de petróleo. Os automóveis lançam diariamente toneladas de gases que vão se acumulando na atmosfera e formando a densa camada de Smog.

Composição dos diferentes tipos de Smog:

Smog urbana: mistura de fumaça, poluentes gasosos, neblina, ar e partículas sólidas: tudo isso misturado origina uma nuvem escura.

Smog Industrial: uma junção de fumaça, neblina, H2SO4 (ácido sulfúrico), SO2 (dióxido de enxofre), cinzas, fuligem, entre outros. Como o próprio nome já diz, ela se origina de Indústrias que não tem consciência ecológica.

Smog fotoquímica: é chamada assim porque só ocorre em presença de luz. É comum nos dias muito quentes e secos, e tem sua origem nos gases liberados por escapamentos de automóveis, cuja composição contém dióxido de nitrogênio (NO2) e hidrocarbonetos não queimados.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Smog: névoa escura ao fundo
Smog: névoa escura ao fundo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Origem da Smog"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/origem-smog.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Faça a associação correta:

A- Smog industrial
B- Smog fotoquímico

(   ) Forma-se nos dias quentes e secos.
(   ) O ar adquire a coloração castanha.
(   ) Smog que acompanha a inversão térmica.
(   ) É formado nos dias frios e úmidos.

Questão 2

O Smog de Los Angeles é formado a partir das reações:

                  luz solar
NO2 + O2     →         NO +O3
  

2 NO + O2 →   2 NO2

Baseando-se no fato de que este tipo de Smog só ocorre na presença da luz solar, marque dentre as alternativas a seguir a que indica outra denominação dada ao Smog de Los Angeles.

a) Smog industrial

b) Smog fotoquímico

c) Smog termoquímico

d) Smog de inversão térmica
 

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola