Topo
pesquisar

Aspectos da população do México

Geografia

A população do México é constituída, em sua maioria, por euro-ameríndios, isto é, a mistura entre espanhóis e índios.
Manifestação cultural do povo mexicano
Manifestação cultural do povo mexicano
PUBLICIDADE

O México é um país que compõe a América do Norte, seu território ocupa uma área de 1.958 201 km2, na qual habitam aproximadamente 109,6 milhões de pessoas. Dentre os países de língua latina, sua população é superada somente pelo Brasil, que tem cerca de 192,3 milhões de habitantes.

Etnicamente, a população é constituída, em sua maioria, por euro-ameríndios, isto é, mistura entre espanhóis e índios. Esse grupo étnico responde por cerca de 60% dos habitantes do país. Já os ameríndios correspondem a 30% da população, seguidos pelos brancos, que respondem por cerca de 9%.

Quanto à dispersão do povo dentro do território, essa acontece de maneira irregular, ou seja, determinadas áreas são extremamente povoadas enquanto outras praticamente não abrigam ninguém. Essa disparidade acontece em virtude das condições impostas pelo clima e pelo solo. O território mexicano abrange extensas áreas desérticas de clima árido e semiárido; desse modo, cerca de 75% das pessoas encontram-se na região do Planalto de Anáhuac.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É justamente nessa porção do país que está situada uma das maiores cidades mexicanas, a Cidade do México. Sua região metropolitana abriga cerca de 20 milhões de pessoas, esse número representa quase 20% da população nacional. O idioma oficial é o espanhol, no entanto, existem outras reconhecidas, são pelo menos 62 de origem indígena. Nos últimos anos o quadro humano no país melhorou, isso quer dizer que a qualidade vida se elevou. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é alto (0,750), apresenta uma expectativa de vida de cerca de 75,8 anos.

O índice de crescimento natural do país caiu, fato proveniente da queda da taxa de natalidade. No entanto, o percentual de jovens ainda sobressai sobre as outras camadas da pirâmide etária. Apesar da grande ascensão social, o país ainda enfrenta muitos problemas, tais como desigualdade, marginalização, corrupção, falta de infraestrutura, entre outros.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Aspectos da população do México "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-populacao-mexico.htm>. Acesso em 12 de dezembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola