PUBLICIDADE
Os instrumentos ópticos são normalmente classificados em: instrumentos de projeção e instrumentos de observação. Qual a diferença entre eles?
Instrumentos de Projeção – são os instrumentos que se caracterizam por formar uma imagem real que pode ser projetada em um anteparo como, por exemplo, uma tela. São exemplos de instrumentos de projeção: a câmera fotográfica e os projetores.
• Câmera fotográfica – esse é um dispositivo que é muito utilizado pelas pessoas. Uma câmera fotográfica é formada basicamente por uma câmera escura que contém uma lente, chamada de objetiva, e o filme, onde serão projetadas as imagens. De maneira geral e simplificada, o processo de projeção da imagem no filme ocorre da seguinte forma: a objetiva da câmera, que é um sistema convergente formado por uma ou mais lentes, projeta a imagem real e invertida sobre o filme, sobre o qual a imagem ficará gravada sobre a ação de fenômenos fotoquímicos.
• Projetores – esses são dispositivos que projetam a imagem de um objeto real sobre uma tela que pode ser visualizada por vários espectadores. Eles são constituídos por uma lente convergente, a objetiva, a qual fornece a imagem real, invertida e maior do objeto. Em sua constituição há ainda um espelho côncavo que é colocado atrás da lâmpada do projetor e é utilizado para melhor iluminar o objeto e minimizar as perdas de energia luminosa.
Instrumentos de Observação – são instrumentos que fornecem imagem virtual do objeto, podemos citar: a lupa, a luneta, o telescópio, e o microscópio, por exemplo.
• Lupa – Também conhecida como lente de aumento, é uma simples lente que fornece a imagem virtual, direita e maior que o objeto.
• Microscópio Composto – é um aparelho utilizado para observação de objetos muito pequenos. Ele é formado por duas lentes convergentes, geralmente compostas. A primeira lente fica próxima do objeto, a objetiva, e a segunda é uma lupa chamada de ocular, é com essa que observamos a imagem fornecida pela objetiva.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola