Whatsapp

História das maquinas térmicas

Física

As máquinas térmicas são dispositivos que transformam energia térmica em trabalho e tiveram um papel muito importante no desenvolvimento tecnológico e industrial.
PUBLICIDADE

As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Podemos citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a vapor. É impossível imaginar nossa vida sem esses dispositivos, que a cada dia estão mais aprimorados.

O primeiro dispositivo que utilizava esse mesmo princípio de funcionamento foi a máquina de Herón, no século I d.C. Em 1698, Thomas Savery criou a primeira com utilidade prática, que era usada para retirar água das minas. Posteriormente, por volta de 1712, essa máquina de Savery foi aperfeiçoada por Thomas Newcomen e passou a ser utilizada também para elevar cargas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, as máquinas térmicas obtiveram destaque de fato apenas no século 18, quando James Watt (1736 – 1819), em 1763, criou uma máquina que possuía maior eficiência do que as que eram até então conhecidas. Assim, elas passaram a ser utilizadas na indústria e em larga escala, o que foi de enorme contribuição para a Revolução Industrial.

Foi em 1804 que as máquinas a vapor passaram a ser utilizadas para locomoção. A locomotiva a vapor, construída por Richard Trevithick, era capaz de transportar 450 pessoas a uma velocidade de 24 km/h, velocidade bem menor que a que estamos acostumados atualmente. Depois da locomotiva, vieram os carros, o primeiro foi produzido em 1885, pelo Engenheiro Alemão Karl Benz, e possuía motor a gasolina.

Mapa Mental: Máquinas Térmicas

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.

* Mapa mental por Me. Rafael Helerbrock


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Locomotiva: máquina térmica usada como meio de transporte
Locomotiva: máquina térmica usada como meio de transporte

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TEIXEIRA, Mariane Mendes. "História das maquinas térmicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/historia-das-maquinas-termicas.htm. Acesso em 12 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Acesse o texto e aprenda mais sobre a equação de Clapeyron. Entenda a relação dessa equação com as leis dos gases ideais e também confira exercícios resolvidos sobre o assunto.
Entenda neste artigo o funcionamento de uma máquina de Carnot e o conceito de Ciclo de Carnot.
Você sabe o que são máquinas térmicas, ciclos termodinâmicos e rendimento? Aprenda mais sobre esses importantes conceitos da Termodinâmica.
Você sabe o que é potência? Potência é a taxa de transferência ou transformação de uma forma de energia por meio da realização de trabalho. A potência é uma grandeza física escalar e é medida em watts. O rendimento, por sua vez, mede o quanto da potência recebida por um sistema pode ser aproveitado.
Acesse este artigo e aprenda a calcular o rendimento de uma máquina térmica real e de uma máquina térmica ideal, também chamada de máquina de Carnot. O rendimento das máquinas térmicas nos indica a quantidade de energia fornecida para elas que é aproveitada e quanto dessa energia é dissipada.
Você sabe o que é Termodinâmica? Acesse o texto para descobrir quais são os conceitos mais importantes sobre o assunto, conheça quais são as leis da Termodinâmica.