Topo
pesquisar

Convergência de uma lente esférica

Física

Definimos convergência de uma lente esférica como sendo a capacidade que a lente esférica possui de convergir ou divergir os raios de luz que incidem nela.
PUBLICIDADE

No estudo sobre lentes vimos que elas são um conjunto de três meios transparentes e homogêneos separados por duas superfícies esféricas, isto é, superfícies não planas. Podemos encontrar lentes esféricas em diversos equipamentos, como, por exemplo, nas máquinas fotográficas, lunetas, telescópios e principalmente nos óculos, usados para corrigir algum defeito visual.

Por definição vimos que as lentes são denominadas convergentes ou divergentes. Chamamos de lente convergente a lente que faz com que o raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal seja direcionado para um único ponto; e chamamos de lente divergente a lente que faz com que o raio de luz, ao incidir paralelamente ao eixo principal, seja refratado mudando sua direção de propagação. No caso da lente divergente, os raios de luz se afastam do eixo principal.

O estudo sobre a lente é de fundamental importância para a Física, pois uma lente esférica possui certa capacidade de convergir ou divergir os raios de luz que penetram em sua superfície. Na Física chamamos essa capacidade de vergência ou convergência.

Na Física representamos a convergência de uma lente esférica através da letra (V). Matematicamente definimos a convergência de uma lente esférica como:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

V= __1__
      F

Onde: V é a convergência da lente e f é a distância focal da lente esférica.

Podemos ver que a vergência de uma lente esférica é definida como sendo o inverso da distância focal. Como sempre fazemos para uma grandeza física, a unidade de medida da convergência de uma lente esférica é m­-1, pois a unidade de medida da distância focal é dada em metro (m).

A unidade de medida da convergência de uma lente esférica também é conhecida como dioptria e seu símbolo é di. A dioptria nada mais é do que o grau de uma lente. Sendo assim, de acordo com a equação que representa a convergência de uma lente esférica, podemos dizer que a distância focal da lente e a convergência da lente esférica são inversamente proporcionais, portanto, quanto maior for a distância focal da lente, maior será a convergência dessa lente.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Lente esférica biconvexa
Lente esférica biconvexa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Convergência de uma lente esférica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/convergencia-uma-lente-esferica.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Algumas lentes esféricas e delgadas, quando imersas no ar, são capazes de separar os raios de luz, produzindo imagens exclusivamente virtuais. Essas lentes são chamadas de:

a) convergentes.

b) divergentes.

c) cilíndricas.

d) esféricas.

e) delgadas.

Questão 2

A propriedade de uma lente capaz de alterar a direção de propagação da luz que incide sobre ela é chamada de:

a) ampliação.

b) difração.

c) convergência.

d) reflexão.

e) interferência.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola