Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Trucks do Skate

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os trucks ou eixos basicamente são peças de metal que ficam encarregadas de fazer as curvas do skate na direção em que se inclina o corpo.

Os primeiros eixos foram originários de patins, que eram muito estreitos e fracos para skate. Nesta época os eixos vinham com uma incrivel variedade de furos de montagem na base, o que dificultava ainda mais o seu uso genérico.

Em 1975 surge o Tracker Trucks, um eixo feito especialmente para skate que, com sua geometria que possibilitava curvas mais estaveis e a base de 4 furos, viria a revolucionar todo o esporte.

O desenho dos eixos permanesceu o mesmo desde então, com apenas algumas mudanças, muitas delas, na tentativa de aliviar peso, não funcionaram, como o uso de bases de plástico e nylon.

Outras apenas aperfeiçoaram o desenho, como por exemplo os furos das bases que tiveram a posição da frente recuada devido ao Nose e Tail Slides, manobras que estavam sendo desenvolvidas no começo dos anos 90, em que os parafusos dianteiros eram esmerilhados devido ao contato com a borda durante a execução destas manobras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro ponto que evoluiu nos trucks foram os eixos onde as rodas se prendem, que a principio eram simplesmente imbutidos e que passaram a ter pegas especiais para evitar que se soltassem com o uso.

Além das partes de metal, os eixos possuem algumas peças feitas de uretano. São elas o Pivot Bushing (Buchas) que ficam no local onde o eixo faz contato com a base, e os Bushings (Amortecedores) que são responsáveis pela regulagem dos eixos, que podem ser bem duros e apertados, tornando-se assim o jogo do eixo bem rigido sendo recomendado para quando a velocidade do skate é alta, como no Downhill e Half

Pipes, ou ainda mais podem ser mais macios e ter uma regulagem mais folgada, fazendo com que os eixos fiquem mais soltos e por consequência façam curvas mais facilmente, sendo este tipo de regulagem muito usado no Street.

Na escolha de trucks o que deve contar mais é a modalidade em que estes serão utilizados:
eixos largos são recomendados para velocidade, pistas e half pipes,
os mais estreitos têm o seu uso direcionado para o street, pois a pouca largura facilita as manobras rotativas e de flips. Atualmente existem cerca de 20 marcas de eixos no mercado, todas apresentadas em várias larguras, e que podem ser facilmente encontrados nas skate shops.

Texto escrito para:
Site da Nescau, 2000
Cesinha Chaves

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Trucks do Skate"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/trucks-skate.htm. Acesso em 23 de junho de 2024.

De estudante para estudante