PUBLICIDADE
Eliminatórias da Copa do Mundo é um torneio de classificação das seleções para a Copa. Ao contrário do que muitos pensam, as Eliminatórias são consideradas uma parte da Copa do Mundo; a fase que reúne as 32 seleções classificadas é a parte final do torneio. Na primeira Copa do Mundo, em 1930, várias seleções foram convidadas; somente 13 participaram. Atualmente, com o grande número de seleções (200), é necessário um mecanismo de seleção das mesmas para que apenas 32 delas se classifiquem para a fase final da competição.
As Eliminatórias são disputadas através de campeonatos realizados pelas confederações das seis zonas continentais do planeta: África, Ásia, América Do Norte, Central e Caribe; América do Sul, Oceania e Europa. As equipes são chaveadas e disputam um número específico de vagas determinado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação).
Cada zona continental recebe uma quantidade determinada de vagas, levando em conta a força e a tradição de seus times. Alguns consideram que a FIFA também leva em conta questões políticas. Até a Copa de 2002, o país vencedor do torneio anterior estava automaticamente classificado para o próximo, o que acabou: o Brasil, mesmo tendo sido campeão em 2002 teve que se classificar para 2006. Apenas a seleção do país-sede tem uma vaga garantida.
Nas Eliminatórias Sul-americanas, as dez seleções fazem partidas de turno e returno; as quatro mais bem classificadas ficam com as vagas. A 5ª colocada disputa uma repescagem com a seleção campeã da Oceania ou com a 4ª da America do Norte e Central ou com a 5ª da Ásia.