Whatsapp

Eliminatórias da Copa do Mundo

Educação Física

PUBLICIDADE

Eliminatórias da Copa do Mundo é um torneio de classificação das seleções para a Copa. Ao contrário do que muitos pensam, as Eliminatórias são consideradas uma parte da Copa do Mundo; a fase que reúne as 32 seleções classificadas é a parte final do torneio. Na primeira Copa do Mundo, em 1930, várias seleções foram convidadas; somente 13 participaram. Atualmente, com o grande número de seleções (200), é necessário um mecanismo de seleção das mesmas para que apenas 32 delas se classifiquem para a fase final da competição.

As Eliminatórias são disputadas através de campeonatos realizados pelas confederações das seis zonas continentais do planeta: África, Ásia, América Do Norte, Central e Caribe; América do Sul, Oceania e Europa. As equipes são chaveadas e disputam um número específico de vagas determinado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação).

Cada zona continental recebe uma quantidade determinada de vagas, levando em conta a força e a tradição de seus times. Alguns consideram que a FIFA também leva em conta questões políticas. Até a Copa de 2002, o país vencedor do torneio anterior estava automaticamente classificado para o próximo, o que acabou: o Brasil, mesmo tendo sido campeão em 2002 teve que se classificar para 2006. Apenas a seleção do país-sede tem uma vaga garantida.

Nas Eliminatórias Sul-americanas, as dez seleções fazem partidas de turno e returno; as quatro mais bem classificadas ficam com as vagas. A 5ª colocada disputa uma repescagem com a seleção campeã da Oceania ou com a 4ª da America do Norte e Central ou com a 5ª da Ásia.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Copa do Mundo - Educação Física - Brasil Escola

Logotipo da Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol
Logotipo da Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Eliminatórias da Copa do Mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/eliminatorias-copa-mundo.htm. Acesso em 14 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
A Rússia sediará os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2018. Aprenda com este texto um pouco da geografia das cidades-sede da Copa: Kaliningrado, Kazan, Moscou, Níjni Novgorod, Rostov, São Petersburgo, Samara, Saransk, Sochi, Volgogrado, Ecaterimburgo.
Saiba tudo sobre a Copa de 2022, que será no Catar. Conheça a sede, as cidades, os estádios de futebol e informe-se sobre as novidades e polêmicas do torneio.