Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Maio Amarelo

Maio Amarelo é uma campanha de conscientização realizada no mês de maio com o objetivo de conscientizar os condutores sobre os riscos de desrespeitar as leis de trânsito.

Fita amarela acima do escrito “Maio Amarelo”, o mês de conscientização sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.
O Maio Amarelo é o mês de conscientização sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização realizada no Brasil e em outros países no mês de maio. Tem como objetivo conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para evitar que acidentes aconteçam e, assim, reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito.

No Brasil, a campanha começou a ser realizada a partir de 2014, sendo criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Sua criação aconteceu em resposta à resolução da ONU que fez com que a década iniciada em 2011 fosse o período para promover ações por um trânsito mais seguro.

Leia também: Setembro Amarelo — campanha de prevenção ao suicídio que visa à conscientização da população

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Maio Amarelo

  • O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização realizada no Brasil e em outros países.

  • Tem como proposta conscientizar os condutores e pedestres a respeitarem as leis de trânsito.

  • Seu objetivo primordial é garantir uma redução nos acidentes de trânsito e das mortes que acontecem nesses acidentes.

  • Foi estabelecida no Brasil, a partir de 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

  • Em 2024, o lema do Maio Amarelo é “Paz no trânsito começa por você”.

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é um projeto que une instituições governamentais e instituições privadas para promover campanhas de conscientização sobre os acidentes de trânsito. Esse movimento não foi criado por instituições do governo, mas sim por pessoas da sociedade civil que se preocupam com a violência no trânsito.

Durante o Maio Amarelo, órgãos públicos, em parceria com empresas, fazem campanhas de conscientização dos condutores, orientando-os a seguir as leis de trânsito e incentivando a direção defensiva para evitar que acidentes aconteçam. Essas campanhas podem ser realizadas em escolas, vias públicas ou mesmo em instituições privadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Objetivos do Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha que atua em defesa da segurança viária, buscando construir um trânsito menos violento. Sendo assim, o Maio Amarelo tem como objetivo primário a redução dos índices de violência no trânsito em nosso país, garantindo um menor número de mortos em acidentes de trânsito, bem como uma redução no número de feridos.

A redução na violência do trânsito durante o Maio Amarelo se dá pela conscientização de adultos e crianças por meio de diversas ações. Além disso, um dos propósitos do Maio Amarelo é engajar a população em ações que tratem desse assunto. Por esse engajamento, o Maio Amarelo procura tornar as pessoas conscientes dos riscos envolvidos no trânsito, fazendo com que todos possam agir de maneira mais segura nele.

Origem do Maio Amarelo

O Maio Amarelo surgiu, em 2014, por iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma instituição social sem fins lucrativos que tem como propósito desenvolver ações que contribuam para a redução da violência no trânsito no Brasil. O ONSV é reconhecida como uma organização da sociedade civil de interesse público pelo governo brasileiro, e, desde o ano mencionado, promove ações, intensificando-as no mês de maio para questões voltadas ao trânsito.

A criação do Maio Amarelo acompanhou um esforço internacional para promover ações que contribuam para um trânsito mais seguro a todos, reduzindo acidentes e mortes. O surgimento da iniciativa teve relação com uma campanha estabelecida pela ONU a partir de 2011.

A ONU determinou que o período de 2011 a 2020 fosse a “Década de ações para a segurança no trânsito”, e o intuito disso seria promover ações que reduziriam a violência no trânsito. Essa campanha da ONU deu origem ao Maio Amarelo e foi motivada porque a Organização Mundial da Saúde constatou que cerca de 1,3 milhão de pessoas morriam em acidentes de trânsito por ano em todo o planeta.

Essa campanha foi desenvolvida com o intuito de reduzir o número de mortos e porque os estudos concluíram que, se nada fosse feito, o número de mortos em acidentes de trânsito em todo o mundo poderia ser de 2,4 milhões de pessoas. A década de 2011 se passou, mas as iniciativas para reduzir a violência no trânsito foram mantidas no Brasil e em várias nações. Para a atual década, a proposta é reduzir as mortes e lesões no trânsito em todo o planeta em até 50% até 2030.

Veja também: 25 de setembro — Dia do Trânsito

Por que o mês de maio foi escolhido para o Maio Amarelo?

Maio foi escolhido como o mês para que o Maio Amarelo acontecesse porque a Organização das Nações Unidas decretou a Década de ações para a segurança no trânsito” em 11 de maio de 2011. Isso fez de maio o mês referência na tomada de ações contra a violência no trânsito.

Qual o símbolo e a cor do Maio Amarelo?

Laço de cor amarela, o símbolo do Maio Amarelo.
O laço de cor amarela é o símbolo do Maio Amarelo.

O símbolo do Maio Amarelo é um laço amarelo, e a escolha da cor amarela para simbolizar a campanha se deu porque o amarelo é entendido como uma cor que passa a ideia de atenção, além de ser um sinal de advertência e uma cor usada na sinalização de trânsito.

Importância do Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha importante para a sociedade brasileira porque promove informação e conscientização sobre os riscos de não respeitar as leis de trânsito. Isso é de fundamental importância, uma vez que o trânsito do Brasil é um dos mais violentos do mundo. Somente em 2022, estima-se que 34 mil pessoas tenham morrido vítimas de acidente de trânsito em nosso país.

Sendo assim, o Maio Amarelo é fundamental porque informa os condutores a respeito dos riscos de conduzir um carro em alta velocidade, além de conscientizá-los sobre a importância de obedecer todas as regras de trânsito, uma vez que elas foram criadas para garantir a segurança de todos no trânsito.

Maio Amarelo 2024

Em 2024, o Maio Amarelo teve como tema “Paz no trânsito começa por você”. Campanhas do Maio Amarelo foram realizadas em todos os estados brasileiros por órgãos públicos e por instituições privadas, fornecendo serviços à comunidade e desenvolvendo iniciativas de conscientização.

As ações variaram de estado para estado, mas, no estado de São Paulo, por exemplo, foram previstas ações que incluíram a oferta de exames para os motoristas, como aferição de pressão. Além disso, foram distribuídos panfletos para conscientizar os motoristas a respeitarem as leis de trânsito como forma de se precaver de acidentes.

Ações para a campanha do Maio Amarelo

Entre as ações desenvolvidas durante o Maio Amarelo, estão:

  • divulgação de panfletos com informações importantes;

  • palestras em locais públicos;

  • campanhas de conscientização em escolas;

  • eventos com oferta de serviços e ações de conscientização ao público etc.

Fontes

FERNANDO, Hiltonei. Praça 9 de Julho recebe tenda com ações da Campanha Maio Amarelo. Disponível em: https://www.band.uol.com.br/band-multi/prudente-e-regiao/noticias/praca-9-de-julho-recebe-tenda-com-acoes-da-campanha-maio-amarelo-16690968.

REDAÇÃO. Campanha Maio Amarelo 2024: ANTT vai realizar eventos e ações de conscientização. Disponível em: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/campanha-maio-amarelo-2024-antt-vai-realizar-eventos-e-acoes-de-conscientizacao.

REDAÇÃO. Maio Amarelo. Disponível em: https://www.onsv.org.br/maioamarelo/conheca-o-movimento.

REDAÇÃO. Movimento Maio Amarelo: 10 anos de atenção pela vida. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/movimento-maio-amarelo-10-anos-de-atencao-pela-vida/.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Maio Amarelo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/maio-amarelo.htm. Acesso em 17 de junho de 2024.

De estudante para estudante