PUBLICIDADE
O Setembro Azul é uma iniciativa realizada anualmente no mês de setembro com o objetivo de dar maior visibilidade à comunidade surda no Brasil. Nesse mês se desenvolvem ações que destacam os desafios encontrados pela comunidade surda mas que também propõem iniciativas para a integração dos surdos.
A escolha do mês leva em consideração uma série de eventos que acontecem nele, demonstrando a sua importância para a comunidade surda. Entre as datas significativas para os surdos em setembro, está o Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro. No caso do azul, a cor remonta aos surdos que foram vítimas dos nazistas.
Leia também: 21 de setembro — Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Setembro Azul
- 2 - O que é o Setembro Azul?
- 3 - Importância do Setembro Azul
- 4 - Por que a escolha da cor azul para o Setembro Azul?
Resumo sobre Setembro Azul
-
O Setembro Azul é uma iniciativa que procura dar visibilidade à comunidade surda no Brasil.
-
Durante o mês, são promovidas ações que reforçam os desafios enfrentados pela comunidade surda.
-
A data também serve para ampliar a integração dos surdos e para proposição de políticas públicas em benefício dessa população.
-
A escolha do mês de setembro leva em consideração a importância dele para a comunidade surda brasileira.
-
A cor azul, por sua vez, é uma referência à faixa que os surdos usavam em um programa eugenista desenvolvido pelos nazistas.
O que é o Setembro Azul?
O Setembro Azul é uma iniciativa que procura dar maior visibilidade à comunidade surda no Brasil. Essa iniciativa foi pensada para incentivar medidas de conscientização sobre os problemas enfrentados pela comunidade surda no Brasil, além de servir como momento para homenageá-la e incentivar medidas em benefício dos seus representantes.
A escolha do mês de setembro foi proposital, uma vez que nele se celebram importantes datas para a comunidade surda brasileira. Algumas delas são:
-
20 a 26 de setembro: Semana Internacional dos Surdos — semana comemorativa estabelecida pela Federação Mundial dos Surdos;
-
23 de setembro — Dia Internacional da Língua de Sinais;
-
26 de setembro — Dia Nacional do Surdo;
-
30 de setembro — Dia Internacional do Surdo e Dia Internacional do Tradutor e Intérprete.
Além disso, em nosso país, o 1º de setembro ficou marcado como o dia de promulgação da lei nº 12.319. Essa lei regulamentou a profissão da profissão do intérprete de Libras no Brasil. Libras é a Língua Brasileira de Sinais, usada na comunicação dos surdos.
Importante: Muitos destacam uma data negativa na história da comunidade surda, não só no Brasil, mas no mundo todo. Estamos falando do Congresso de Milão, realizado entre os dias 6 e 11 de setembro de 1880. Muitos afirmam que esse evento foi um marco negativo na história da comunidade surda porque determinou que o ensino dos surdos deveria se dar exclusivamente pela oralidade, proibindo o uso dos sinais na sua formação educacional. Tempos depois, a decisão tomada nesse evento foi considerada um grande erro.
Acesse também: Dia do Cego (13 de dezembro) — data criada a fim de diminuir o preconceito e a discriminação contra pessoas cegas
Importância do Setembro Azul
O Setembro Azul tem grande importância em relação à visibilidade da comunidade surda brasileira e procura ser um período para promoção de ações que a atendam, trazendo debates sobre os problemas e desafios dela, sobre políticas públicas que podem atendê-la, e sobre como a população deve se conscientizar do direito à inclusão dos surdos na sociedade como um todo.
Por que a escolha da cor azul para o Setembro Azul?
A cor azul foi resgatada como símbolo de resistência dos surdos no contexto nazista e como uma forma de homenagear os que foram vítimas de violência nesse contexto. Isso porque havia um programa eugenista estabelecido pelos nazistas na Alemanha durante a década de 1930 e continuado com o início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Esse programa tinha relação com a Lei de Prevenção de Doenças Hereditárias, criada com o propósito de “purificar” a raça alemã.
Com o tempo, essa lei permitiu que milhares de pessoas com deficiências físicas e doenças hereditárias fossem executadas pelo governo. Essas execuções eram divulgadas como se tivessem sido eutanásias, mas, na verdade, eram assassinatos. Entre as “doenças” que a lei mencionava, estava a surdez hereditária. Assim, os surdos eram um dos alvos da lei eugenista criada pelos nazistas.
Estima-se que 275 mil pessoas tenham sido mortas pelo programa Aktion T4, que estabeleceu a execução de pessoas com deficiências físicas ou mentais. As vítimas desse programa eram mortas em câmaras de gás e forçadas a usar uma faixa de cor azul como forma de identificação. Sendo assim, a faixa azul representava alguma deficiência na ótica eugenista dos nazistas. A cor azul possui, atualmente, grande importância na representatividade surda.
Fontes
UFMG. Setembro Azul. UFMG, [s.d.]. Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/a-historia-do-setembro-azul-ou-setembro-surdo/.
IFNMG. Setembro Azul. Você sabia? IFNMG, 2021. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/mais-noticias-montes-claros/590-montes-claros-noticias-2021/27367-setembro-azul-voce-sabia.
UNIFAP. Setembro Azul: história e os direitos das pessoas surdas. Unifap, 2021. Disponível em: https://www2.unifap.br/radio/setembro-azul-historia-e-os-direitos-das-pessoas-surdas/.
ALBUQUERQUE, Roberto Chacon de. A Lei de prevenção de doenças hereditárias e o programa de eutanásia durante a segunda guerra mundial. Revista CEJ, v. 12, n. 30, 43-51, 2008. Disponível em: http://revistacej.cjf.jus.br/cej/index.php/revcej/article/view/961.