O Dia Nacional da Língua Portuguesa é uma data comemorativa celebrada no dia 5 de novembro e que tem como intuito homenagear a língua portuguesa e evidenciar a sua importância para a cultura e identidade brasileiras. A data também busca garantir a preservação desse idioma.
A data foi criada em 2006, quando foi sancionada a Lei nº 11.310/2006, e foi proposta por um senador. A data também é um momento para reforçar iniciativas culturais que incentivem a leitura e que reforcem a riqueza do legado cultural literário de nosso país.
Leia também: História de origem da língua portuguesa
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Dia Nacional da Língua Portuguesa
- 2 - Como surgiu o Dia Nacional da Língua Portuguesa?
- 3 - Por que se comemora o Dia Nacional da Língua Portuguesa?
- 4 - Importância do Dia Nacional da Língua Portuguesa
- 5 - Frases para o Dia Nacional da Língua Portuguesa
Resumo sobre o Dia Nacional da Língua Portuguesa
-
O Dia Nacional da Língua Portuguesa é uma data comemorativa celebrada no dia 5 de novembro.
-
Essa data procura homenagear a língua portuguesa como elemento fundamental da cultura brasileira.
-
Foi oficializada por meio da Lei nº 11.310/2006.
-
A data também busca preservar a língua portuguesa, reforçando os laços com os outros países lusófonos.
Como surgiu o Dia Nacional da Língua Portuguesa?
O Dia Nacional da Língua Portuguesa é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 5 de novembro. Essa é uma data criada com o intuito de homenagear a língua portuguesa, idioma falado no Brasil e um dos mais falados e importantes do planeta. A data atua como um momento para reforçar atividades culturais que envolvam a língua portuguesa.
A data comemorativa foi estabelecida por meio da Lei nº 11.310, sancionada no dia 12 de junho de 2006, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei, por sua vez, surgiu por meio de um projeto de lei apresentado pelo senador Papaléo Paes. A proposta do senador teve como objetivo separar um espaço no calendário brasileiro para celebrar o idioma pátrio.
Por que se comemora o Dia Nacional da Língua Portuguesa?
O Dia Nacional da Língua Portuguesa, segundo o projeto original, foi criado com o objetivo de promover a celebração do idioma pátrio como meio de reforçar a identificação do povo brasileiro com a sua cultura, além de ser uma data para a valorização e preservação do idioma português.
A escolha do dia 5 de novembro levou em consideração a data do nascimento de Ruy Barbosa, um importante político e grande estudioso da língua portuguesa que nasceu em 5 de novembro de 1849.

Importância do Dia Nacional da Língua Portuguesa
A celebração do Dia Nacional da Língua Portuguesa se dá por diversos fatores, começando pela abertura de espaço para ocasiões, eventos e solenidades que procuram demonstrar a importância da língua portuguesa. Esses eventos podem ser organizados em escolas, universidades, instituições políticas, entre outros.
Além disso, é uma data que procura preservar a língua portuguesa, ressaltando a sua importância na identidade cultural do brasileiro e relembrando toda a rica bagagem cultural que temos por conta da língua. Essa herança é também oriunda do patrimônio literário que foi construído na história do nosso país.
A data enquanto iniciativa de preservação do idioma é também uma forma de reforçar os laços que ligam o Brasil às outras nações que falam o idioma português. Atualmente, as nações que têm o português como língua oficial são Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde e Timor-Leste.
Por fim, a celebração do Dia Nacional da Língua Portuguesa é uma forma de incentivar o estudo e o interesse dos jovens pela língua portuguesa, entendendo sua origem e história. Além disso, eles podem conhecer melhor a estrutura desse idioma bem como acessar a literatura em língua portuguesa.
Leia também: Dia Mundial da Língua Portuguesa
Frases para o Dia Nacional da Língua Portuguesa
-
“Minha pátria é a língua portuguesa.” (Fernando Pessoa)
-
“Um bom professor de português é, antes de mais nada, um excepcional filósofo.” (Felipe Sousa)
-
“A gramática é a arte de arredar as dificuldades de uma língua; mas é preciso que a alavanca não seja mais pesada do que o fardo.” (Antoine Rivarol)
-
“A língua fala por si. Tratar da língua, seja através dos museus, dos programas, dos acordos ortográficos, seja através dos processos de liberalização das falas novas, é importante. A língua é nossa mãe. O museu cuida de todos os aspectos da língua escrita, falada, da língua dinâmica, a língua da interação, a língua do afeto, a língua do gesto, e de tudo isso este museu vai cuidar.” (Gilberto Gil)
-
“É fundamental as pessoas se comunicarem. É preciso ter conhecimento da língua para se aprofundar em vários temas.” (Roberto Marinho)
Fontes
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2006/lei-11310-12-junho-2006-543261-norma-pl.html
SENADO FEDERAL. Projeto de Lei do Senado nº 149, de 2004. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=3682509&ts=1630428757159&disposition=inline